AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A coordenação das atividades da atenção secundária da saúde do Município de Boa Viagem é realizada no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, uma autarquia do Governo Municipal que está localizada na Avenida São Vicente de Paulo, nº 101, esquina com a Rua Alfredo de Sousa Terceiro, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
A organização da atenção secundária se dá por meio de cada uma das microrregiões do Estado, onde há hospitais de nível secundário que prestam assistência nas especialidades básicas, sendo elas: pediatria, clínica médica e obstetrícia, além dos serviços de urgência e emergência, ambulatório eletivo para referências e assistência a pacientes internados, treinamento, avaliação e acompanhamento das equipes de saúde da família.
Sobre alguns dos deveres do Governo Municipal da saúde assim se expressa a Lei Orgânica do Município em seu artigo 170:
“Em cooperação com o Estado e a União, o Município participará com recursos próprios do Sistema Único de Saúde, cujos recursos serão administrados através do Fundo Municipal de Saúde, em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde.
PARAGRAFO ÚNICO – Cabe ao Município, na área de sua competência:
a) Manter rede hospitalar e ambulatorial para atendimento gratuito às pessoas carentes;
b) Em integração com o sistema educacional, desenvolver ações educativas ou onde sejam necessárias, visando ao esclarecimento, à informação e à discussão, com os usuários da área;
c) Implantar e garantir as ações do programa de assistência integral à saúde da mulher, que atenda as especialidades da população feminina do Município, em todas as fases da vida feminina, desde o nascimento até a terceira idade;
d) Criar, na área da saúde, programas de assistência médico odontológicos às crianças de até 6 anos e jovens.”
Os casos não resolvidos pela atenção primária, dependendo da complexidade, são imediatamente encaminhados para atenção terciária.
AS UNIDADES DE SAÚDE MANTIDAS PELO GOVERNO MUNICIPAL:
O Município de Boa Viagem está entre os mais pobres da Federação, por conta disso não possui condições financeiras suficientes de manter sozinho as suas unidades hospitalares, que estão na Zona Urbana, sendo elas:
As Unidades Hospitalares:
- O Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima – Bairro Centro;
- O Hospital Infantil Sebastião Alves da Silva – Bairro Centro.
As Unidades de Referência Específica:
- O Centro de Reabilitação Integrada Venceslau Vieira Batista – Centro;
- O Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho – Centro.
A UNIDADE DE SAÚDE MANTIDA PELO GOVERNO ESTADUAL:
Estando consciente de que o governo do Município de Boa Viagem não tem condições financeiras de sozinho atender com eficiência os seus habitantes, o Governo do Estado investiu na construção e manutenção de um equipamento, sendo ele:
A Unidade de Pronto Atendimento:
- A U.P.A. Dr. Emerson Gustavo Almeida Silva – Bairro Ponte Nova.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A história da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso no dia 19 de março de 2020.
Pingback: A ATENÇÃO PRIMÁRIA | História de Boa Viagem
Pingback: Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Hospital Infantil Sebastião Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Secretaria da Saúde | História de Boa Viagem