Antônio Ubiratan Ribeiro Tupinambá

Antônio Ubiratan Ribeiro Tupinambá nasceu no dia 18 de abril de 1941 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Antônio Tupinambá de Araújo e de Lindalva Ribeiro Tupinambá.
A sua avó paterna se chamava Sebastiana Abreu Lima, já os maternos eram Luiz Ribeiro e Silva e Eulália Camurça Ribeiro.
Algum tempo depois, no dia 2 de fevereiro de 1947, segundo registros de Antenor Gomes de Barros Leal, em um episódio que comemorava a vitória do Desembargador Faustino de Albuquerque, sofreu um grave acidente e por pouco não veio a óbito:

“Quarenta e duas crianças, sem distinção, quer de cor, quer de política ou social, transformariam um simples passeio na carroceria de um caminhão novo, às 17 horas, numa passeata de consequências funestas. Do alto do carro, pulavam e gritavam em ovações intermináveis o nome do candidato: Faustino! Faustino! Inesperadamente, numa curva, em meio a Praça Monsenhor José Cândido, o veículo ficou de pernas para o ar. Ouvia-se ainda o grito da criançada, que só após alguns minutos se conscientizou de que estava debaixo do caminhão… Soube-se depois que na boleia estava o seu proprietário, Antônio Tupinambá, cidadão de bons costumes. Ao seu lado vinham seus dois filhos, Ubirajara e Ubiratam. Estava também Luiz Edir Queiroz Marinho e Manuel Stênio de Queiroz Marinho. Edir e Stênio tinham tirado a batina do seminário neste mesmo dia.” (BARROS LEAL, 1999: p. 144-145)

Era formado em Ciências Econômicas.
Faleceu na cidade de Fortaleza.

Imagem do túmulo da família, em 2016.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BARROS LEAL, Antenor Gomes. Recordações de um Boticário. 2ª edição. Fortaleza: Henriqueta Galeno, 1996.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Ponte Nova, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

5 ideias sobre “Antônio Ubiratan Ribeiro Tupinambá

  1. Pingback: Rua Antônio Ubiratan Ribeiro Tupinambá | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Antônio Tupinambá de Araújo | História de Boa Viagem

  4. Pingback: José Camurça Ribeiro | História de Boa Viagem

  5. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta