Antônio Soares Ximenes

Antônio Soares Ximenes nasceu no dia 2 de março de 1949 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Raimundo Osmar Soares e de Raimunda Freire Soares.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio Soares Campos e Maria Soares Torres, já os maternos eram Alfredo Ximenes Freire e Balbina Maria da Soledade.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de São Jorge, onde passou grande parte de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 4 de outubro de 2023)

Mais tarde, já em sua juventude, nutrindo forte desejo em aprender a ler e escrever e sem ter condições de frequentar uma escola, investiu na contratação de uma professora particular, que lhe deu instrução elementar.
No dia 22 de março de 1980, na Igreja Matriz de São Sebastião, na cidade de Monsenhor Tabosa, diante do Pe. Hidenori Mochizawa, aos 32 anos de idade, contraiu matrimônio religioso com Antônia de Melo Ximenes, nascida no dia 27 de agosto de 1956, sendo filha de Antônio Gildo de Melo e de Maria Carneiro de Melo.
Alguns dias depois de seu matrimônio, em 28 de março, segundo informações existentes no Cartório Leitão, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, três homens e uma mulher, sendo eles: Francisca Geana de Melo Ximenes, Francisco Geovan de Melo Ximenes, Francisco Geovando de Melo Ximenes e Francisco Mardonio de Melo Ximenes.
Depois de casado, desejando fornecer melhores condições sociais aos seus filhos, se estabeleceu na vila de Águas Belas como comerciante no ramo de frigorífico, local onde dentro de pouco tempo construiu sólidas amizades e lastro para uma carreira política.
Depois disso, na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 1988, decidido a ingressar na vida pública pleiteando uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem, compondo os quadros políticos do PFL – o Partido da Frente Liberal, com a legenda nº 25.604, conseguiu ser eleito depois de receber a confiança de 425 eleitores, sendo o décimo terceiro vereador de maior votação dessa eleição.
Nessa legislatura, no dia 31 de março de 1989, em uma sessão ordinária, juntamente com o Vereador Dr. Sidônio Fragoso Vieira, apresentou um projeto a mesa diretora da Câmara em que autoriza a Assembleia Legislativa do Estado a elevar a categoria de vila o povoado de Águas Belas.
Em seu mandato apresentou diversos requerimentos à mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de solicitação ao Gabinete do Prefeito, dentre eles destacamos: a construção de uma escola na localidade de Águas Belas e outra em Camará dos Basílios.
Nessa legislatura, deu apoio aos projetos encaminhados pelo gabinete do Prefeito Benjamim Alves da Silva, foram eles: a construção do Camelódromo; a construção do Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos; a construção do Centro de Convivência do Idoso Olavo Bilac Brilhante; a construção do Hospital Infantil Sebastião Alves da Silva; a construção da Creche Comunitária Miriam Brito Fialho; a construção da Escola Agrotécnica Janival Almeida Vieira, além de várias casas populares.
Na eleição municipal seguinte, que ocorreu em 1992, desanimado com os rumos da política local, decidiu não colocar o seu nome na disputa, mudando de ideia no pleito eleitoral que ocorreu no dia 3 de outubro de 1996, momento que ainda compunha o PFL, e com a legenda nº 25.601, recebeu a confiança de apenas 260 eleitores, ficando dessa vez em uma das suplências de sua coligação.
Depois disso, vendo os seus filhos crescerem e desejando que os mesmos tivessem a oportunidade de avançar nos estudos, decidiu migrar para capital, onde estabeleceu residência e uma chapelaria.
Mais tarde, no pleito eleitoral ocorrido em 2020, deu apoio ao projeto político de seu filho em ingressar na Câmara Municipal de Vereadores de Maranguape, onde obteve pleno êxito.

“A cidade de Maranguape (CE) teve definida na eleição deste domingo (15) a composição da Câmara Municipal para os próximos quatro anos. Os 19 vereadores foram conhecidos após a conclusão da apuração. A lista indica que os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Maranguape foram o PDT, com seis vereadores eleitos, e o PL, com quatro representantes: Afonso Neto (PDT) – 2.217 votos – 3,52%, Neto Girão (PP) – 2.021 votos – 3,21%, Clécio Feitosa (PROS) – 1.709 votos – 2,71%, Kassio Rogaciano (PDT) – 1.558 votos – 2,47%… Mardonio Ximenes (Solidariedade) – 794 votos – 1,26%.” (UOL, 2020: Disponível em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/15/apuracao-vereador-maranguape-ce-resultado.htm?cmpid=copiaecola. Acesso no dia 4 de outubro de 2023)

Pouco tempo depois, no dia 28 de setembro de 2023, faleceu em Maranguape aos 74 anos de idade.
Depois do seu falecimento o seu corpo inicialmente recebeu as despedidas fúnebres no plenário da Câmara Municipal de Maranguape, depois foi trazido para sua terra natal, onde recebeu as despedidas fúnebres no plenário da Câmara Municipal de Boa Viagem, sendo conduzido logo em seguida pelos seus familiares e amigos para um túmulo existente no Cemitério Parque da Esperança, que está localizado na Rua Maria de Nazaré Bezerra, s/nº, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 4 de outubro de 2023.
  4. UOL. Maranguape (CE): Veja quais foram os vereadores eleitos e as maiores bancadas. Disponível em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/15/apuracao-vereador-maranguape-ce-resultado.htm?cmpid=copiaecola. Acesso no dia 4 de outubro de 2023.

3 pensou em “Antônio Soares Ximenes

  1. Pingback: Administração de 1989 – 1992 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário