Antônio Bezerra de Menezes nasceu no dia 21 de fevereiro de 1841 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 411 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manuel Soares da Silva Bezerra e de Maria Teresa de Albuquerque Bezerra.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio Bezerra de Menezes e Fabiana de Jesus Maria Bezerra de Meneses, já os maternos eram Manoel Alexandre de Albuquerque Lima e Maria de Nazareth Bezerra de Menezes.
Algum tempo depois de seu nascimento os seus pais se estabeleceram na cidade de Fortaleza, onde deu inicio a sua formação elementar no Liceu.
Mais tarde, já em sua juventude, a sua produção poética já era muito popular, especialmente depois da publicação das obras “Sonhos de Moço” e das “Três Liras” porém, foi na historiografia que desempenhou papel mais importante, escrevendo obras que até hoje são referências para a compreensão da história do Ceará no período em que viveu.
Colaborou ativamente com diversos jornais da capital, dentre eles “O Ceará” e “O Libertador”, tendo sido um dos fundadores de ambos. Foi também fundador do Instituto do Ceará, sendo o patrono da 4ª cadeira da Academia Cearense de Letras.
Era maçom, sendo pertencente aos quadros da Loja Fraternidade Cearense, tendo participado ativamente da campanha abolicionista no Ceará.
“Pertenceu à Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de André Carnaúba. Desejoso de seguir a carreira eclesiástica, matriculou-se no Seminário de Fortaleza, que abandonou e viajou para São Paulo, a fim de cursar a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, da qual também desistiu. Retornando ao Ceará, se tornou alto funcionário do Tesouro Provincial.” (INSTITUTO DO CEARÁ, 2012: Disponível em https://www.institutodoceara.org.br/socio/antonio-bezerra-de-menezes/. Acesso no dia 29 de novembro de 2023)
Foi casado em primeiras núpcias com Anna Izabel do Espírito Santo, tendo gerado dois filhos, sendo eles: José Bezerra de Menezes e Úrsula Bezerra de Menezes.
Mais tarde, estando viúvo, contraiu matrimônio com Joanna Antônia Bezerra de Menezes, nascida no dia 13 de outubro de 1850, sendo filha de Theofilo Rufino Bezerra de Menezes e de Maria Leolpodina de Albuquerque Lima.
Desse matrimônio foram gerados oito filhos, sendo eles: Randolfo Bezerra de Menezes, Georgia Bezerra de Menezes, José Bezerra de Menezes, Vicente Bezerra de Menezes, Randolpho Serrano Bezerra de Menezes, Maria José Bezerra de Menezes, Francisco de Assis Bezerra de Menezes e Juanila Bezerra de Menezes.
Em 1896, estando aposentado, migrou com a sua família para o Amazonas, onde dirigiu o Museu de Manaus e foi redator do jornal “A Pátria”.
Faleceu na cidade de Fortaleza, aos 80 anos de idade, no dia 28 de agosto de 1921.
BIBLIOGRAFIA:
- BEZERRA, Antônio. Algumas origens do Ceará. Fortaleza: Tipografia Minerva, 1918.
- INSTITUTO DO CEARÁ. Antônio Bezerra de Menezes. Disponível em https://www.institutodoceara.org.br/socio/antonio-bezerra-de-menezes/. Acesso no dia 29 de novembro de 2023.
- SIMÃO, Marum. Quixeramobim: Recompondo a História. Fortaleza: MULTIGRAF, 1996.
- STUDART, Guilherme. ANTÔNIO BEZERRA DE MENEZES In: Dicionário Bibliográfico Cearense. 1º v. Edição Fac-simile. Fortaleza: SECULT, 2012, p. 64-66.
- SIMÃO, Marum. Quixeramobim: Recompondo a História. Fortaleza: MULTIGRAF, 1996.
- WIKIPÉDIA. Antônio Bezerra de Menezes. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Bezerra. Acesso no dia 29 de novembro de 2023.
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Bezerra de Menezes (Bibliografia) | História de Boa Viagem
Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem