Águida Valença Leite nasceu no Município de São Bento do Una, que está localizado no agreste pernambucano, distante 215 quilômetros da cidade do Recife, sendo filha de Luiz Paulino de Holanda Valença e de Maria de Jesus Dantas Valença.
Os seus avós paternos se chamavam Joaquim Rodrigues Valença e Paulina Pessoa Cavalcanti.
Também era chamada de Águida de Holanda Valença e foi casada com o Tenente José Pereira Leite, nascido possivelmente em 1830, sendo filho de João Martins Monteiro e de Maria da Conceição Monteiro.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, entre eles citamos: Abdon Leite, Austéria Gonçalves Leite, Arminda Valença Leite, Áureo Valença Leite e Adelaide Valença Leite.
Segundo informações existentes no livro B-01, pertencente ao Cartório de Registro Civil de Canhotinho, 1º Ofício, tombo nº 51, folha 18, sem receber assistência médica necessária, faleceu no dia 27 de abril de 1889 depois de sofrer alguns dias por conta de um complicado trabalho de parto.
Poucos dias depois do ocorrido, segundo informações existentes no jornal Diário de Pernambuco, ano LXV, nº 111, página 2, edição do dia 18 de maio, foi noticiado o seu falecimento, dando como causa de sua morte um “metrite gangrenosa”.
Logo após a sua morte, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no cemitério da cidade de Canhotinho, no Estado de Pernambuco.
BIBLIOGRAFIA:
- ALMEIDA, Baptista & SIQUEIRA, Cícero. O Centenário da Independência em Canhotinho. Recife: Imprensa Industrial, 1922.
- BARBALHO, Nelson. Cronologia Pernambucana: Subsídios para a história do Agreste e do Sertão – (1825-1828). Volume 15. Recife: Centro de Estudos de História Municipal, Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1984.
- CALADO, Orlando. História de São Bento do Una. Disponível em https://portalsbu.com.br/?sec=coluna_orlando&id=246&/histria-de-so-bento-do-una-pernambuco-brazil-parte-1. Acesso no dia 31 de maio de 2019.
- IBGE. A História de São Bento do Una. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-bento-do-una/historico. Acesso no dia 5 de junho de 2019.
- MORAIS, Ivete Cintra. Gado Brabo de Senhores e Senzalas. Centro de Estudos de História Municipal. Recife: Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1988.
- PAULO DA SILVA, Adriana Maria. Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX. Coleção Teses e Dissertações. Volume 5. Recife: Editora Universitária, 2007.
- PORTAL DE SÃO BENTO DO UNA. Poder Executivo. Disponível em https://portalsbu.com.br/?sec=administracao. Acesso no dia 5 de junho de 2019.
- TERRAS DE BARAÚNAS. Cosma Caluête. Disponível em http://terrasdebaraunas.blogspot.com/2015/06/cosma-caluete.html. acesso no dia 7 de junho de 2019.
Pingback: Arminda Valença Leite | História de Boa Viagem
Pingback: Maria de Jesus Santos | História de Boa Viagem
Pingback: Luiz Paulino de Holanda Valença | História de Boa Viagem
Pingback: Cezario Godoy de Vasconcelos | História de Boa Viagem
Pingback: José Pereira Leite | História de Boa Viagem
Pingback: Maria da Penha Silva | História de Boa Viagem
Pingback: José de Vasconcelos Leite | História de Boa Viagem