Ademir Carneiro de Freitas nasceu no dia 28 de novembro de 1968 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Cosme Carneiro de Freitas e de Maria Luísa de Sousa Freitas.
Os seus avós paternos se chamavam Canuto Vieira de Lima e Carmosa Carneiro de Freitas, já os maternos eram Raimundo Henrique de Sousa e Raimunda Antero da Silva.
É comerciante, sendo um dos sócios do grupo “Os Irmãozinhos”, grupo empresarial formado com seus irmãos.
É casado com Ângela Rodrigues Pimentel de Freitas, que é nascida no dia 20 de março de 1968, sendo filha de Antônio Nunes Pimentel e de Antônia Rodrigues Pimentel.
Desse matrimônio foram geradas duas filhas, sendo elas: Victórya Lara Pimentel de Freitas e Lorena Pimentel de Freitas.
Nas eleições municipais que ocorreram no dia 5 de outubro de 2008, militando dentro dos quadros políticos do PMDB – o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, decidiu concorrer a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores e com a legenda nº 15.999 conseguiu receber 2.222 votos, sendo o vereador de melhor votação desse pleito.
No pleito eleitoral seguinte, que ocorreu no dia 7 de outubro de 2012, ainda na bancada do PMDB, com a mesma legenda do pleito anterior, desejando a sua reeleição, recebeu a confiança de 2.216 sufrágios, sendo o segundo vereador de maior votação dessa eleição.
Nessa campanha, embora o seu partido tenha optado em ficar dentro da coligação que apoiou ao Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, optou em correr o risco de perder o seu mandato por infidelidade partidária ao apoiar abertamente a candidata Aline Cavalcante Vieira.
Nessa legislatura, pouco depois de sua posse, fez parte do grupo de vereadores que preferia o nome do Vereador José Anchieta Paiva Chaves como presidente da mesa diretora do primeiro biênio, fato que gerou uma polêmica eleição e criou uma facção naquela casa que foi denominada pela imprensa local de “Grupo dos Oito”:
“Passando alguns dias, tornou-se o presidente do bloco formado pelos oito vereadores que acompanharam o seu nome [referindo-se ao Vereador José Anchieta de Paiva Chaves], sendo eles: Ademir Carneiro de Freitas, Antônio Alves Barbosa Júnior, Arnaldo Cavalcante Lima, Jessé Alves da Silva Filho, José Airto Vieira Lima, Jovino Mendes Neto e Rosana Clotilde Vieira Fernandes.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-anchieta-paiva-chaves/. Acesso em 24 de outubro de 2016)
Depois disso, por meio das vias legais, esse grave imbróglio ético-político foi paulatinamente sendo sufocado pelos altos custos judiciais e por conta da lentidão de nossa justiça, que nunca julgou o caso, mas produziu algo de bom, pois forçou aos vereadores dessa legislatura a mudarem o regimento interno da Câmara Municipal, fazendo com que as eleições passassem a ser abertas.
No dia 30 de julho de 2016, na convenção que definiu os nomes para o pleito que se aproximava, na sede da Associação Atlética Boa-viagense, com a legenda nº 22, foram homologados os nomes de Aline Cavalcante Vieira ao cargo de prefeita e o seu ao cargo de vice:
“Foi realizada na noite deste sábado, dia 30 de julho, na sede da Associação Atlética Boa-viagense, a convenção do Partido da República (PR), que contou com apoio de 12 partidos, onde foram homologadas as candidaturas de Aline Vieira, do PR, a prefeita e Ademir Carneiro, do PMDB, a vice-prefeito, além de vários pré-candidatos a vereadores (as). Participaram do evento o presidente estadual do PSD, Deputado Federal Domingos Neto; Patrícia Aguiar, presidente estadual do PMB; Deputado Estadual Odilon Aguiar, Deputada Federal Gorete Pereira, superintendente do INCRA, Marcos Cals e o secretário de Estado do meio ambiente e sustentabilidade Artur Bruno.” (CRISTIAN, 2016: Disponível em http://www.fjnoticias.com.br/2016/07/convencao-do-pr-homologa-candidatura-de.html. Acesso em 1º de agosto de 2016)
Nessa mesma noite, no mesmo instante em que ocorria essa convenção, nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Pe. Paulo de Almeida Medeiros, ocorreu a convenção que definiu à segunda chapa do pleito, que foi formada por Rogério Vitor Campêlo e Antônio Gadelha, que possuía a legenda nº 54:
“Em convenção realizada na tarde de sábado, dia 30 de julho, nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Padre Paulo de Almeida Medeiros, no Bairro de Nossa Srª de Fátima, foram homologadas as candidaturas de Rogério Campelo a prefeito e Antônio Gadelha a vice.” (CRISTIAN, 2016: Disponível em http://www.fjnoticias.com.br/2016/07/ppl-e-o-unico-partido-que-parte-com.html. Acesso em 1º de agosto de 2016)
Na noite anterior, também na Associação Atlética Boa-viagense, o grupo de situação formou a sua chapa, com a legenda nº 10, que foi composta pelos nomes do Empresário Adriano José da Silva e o Vereador Ezaú Fragoso da Silva.
Nessa ocasião ocorreu um acidente que por pouco não terminou em tragédia, gerando inúmeras chacotas por parte dos eleitores das correntes políticas adversárias. Sobre esse fato, que foi bastante especulado pela oposição, foi registrado da seguinte forma pela imprensa local:
“A convenção partidária realizada nesta sexta-feira (29), por volta das 19h, em Boa Viagem, na Associação Atlética Boa-viagense, foi marcada por um momento de grande susto para políticos e populares, onde o Partido Republicano Brasileiro (PRB), apresentava ao público seus pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores quando o palco de alvenaria acabou literalmente caindo abrindo um buraco de aproximadamente 3 metros e derrubando o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, deputados e pré-candidatos que participavam da convenção. Apesar do susto, ninguém se feriu gravemente, resultando apenas em algumas pessoas com pequenos arranhões. No evento foram homologadas as candidaturas a prefeito e a vice-prefeito, de Adriano Silva (PRB) e Ezaú Fragoso (PHS).” (CRISTIAN, 2016: Disponível em http://www.correiopedrabranquense.com.br/2016/07/30/em-boa-viagem-convencao-partidaria-e-marcada-por-susto-com-desabamento-de-palco/. Acesso em 30 de junho de 2016)
Pouco tempo depois desses fatos, na eleição municipal ocorrida no dia 2 de outubro de 2016, depois da abertura das urnas, a candidata Aline Cavalcante Vieira conseguiu receber 19.397 votos, sendo eleita prefeita do Município de Boa Viagem, já o candidato Adriano José da Silva recebeu apenas 11.383 sufrágios, enquanto Rogério Vitor Campêlo recebeu a confiança de 167 votos.
A sua participação nessa campanha eleitoral foi de vital importância para vitória de Aline Cavalcante Vieira, pois foi ele quem alinhavou alianças e trouxe para junto de si importantes lideranças.
Nos anos que se seguiram, mesmo estando próximo de sua companheira de chapa, insatisfeito com o descumprimento de alguns acordos e percebeu que o seu nome não era cogitado como parceiro, decidiu aos poucos desvincular a sua imagem do governo que parecia antipático ao povo.
Diante desses fatos, no fim do seu mandato, surpreendendo a muitos, decidiu romper a sua velha aliança em apoio ao candidato José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, que conseguiu ser eleito com expressiva votação.
Depois disso, na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 2020, refrega eleitoral que foi marcada por conta da pandemia do COVID-19, permanecendo nos quadros políticos do MDB – o Movimento Democrático Brasileiro, decidiu retomar a sua cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores e com a legenda nº 15.999 conseguiu receber 1.448 votos, o sétimo maior número de votos do pleito, todavia não conseguiu ser eleito.
BIBLIOGRAFIA:
- BOA VIAGEM NOTÍCIAS. CGD apura tiros da PM próximo a fazenda de candidato em Boa Viagem. Disponível em www.boaviagemnoticias.com. Acesso no dia 18 de outubro de 2016.
- CEARÁ NEWS. Prefeita de Boa Viagem perde 20 milhões para construção de adutora no Município. Disponível em http://cearanews7.com/prefeita-de-boa-viagem-perde-r-20-milhoes-para-construcao-de-adutora-no-municipio/. Acesso no dia 1º de agosto de 2018.
- CRISTIAN, Eva. Convenção do PR homologa candidatura de Aline Vieira e Ademir Carneiro. Disponível em http://www.fjnoticias.com.br/2016/07/convencao-do-pr-homologa-candidatura-de.html. Acesso no dia 1º de agosto de 2016.
- CRISTIAN, Eva. PPL é o único partido que parte com chapa pura em Boa Viagem. Disponível em http://www.fjnoticias.com.br/2016/07/ppl-e-o-unico-partido-que-parte-com.html. Acesso no dia 1º de agosto de 2016.
- FOLHA DO SERTÃO. Vereador Acusa Prefeita por Pacto com Agiotagem para Vencer as Eleições e Assumir a Prefeitura. Disponível em http://folhadosertaoce.com.br/boa-viagem-vereador-acusa-prefeita-por-pacto-com-agiotagem-para-vencer-as-eleicoes-e-assumir-a-prefeitura/?fbclid=IwAR1y2UhF9s37qOcUqW-lWWEVvQhJQvNPy_kJW60Z6fojk5W_Npgxmxjo3pw. Acesso no dia 3 de abril de 2019.
- CRISTIAN, Eva. Convenção partidária é marcada por susto com desabamento de palco em Boa Viagem. Disponível em http://www.correiopedrabranquense.com.br/2016/07/30/em-boa-viagem-convencao-partidaria-e-marcada-por-susto-com-desabamento-de-palco/. Acesso no dia 30 de junho de 2016.
- FRANCO, G.A. & CAVALCANTE VIEIRA, M.D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. José Anchieta Paiva Chaves. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-anchieta-paiva-chaves/. Acesso em 24 de outubro de 2016.
Pingback: Administração de 2013 – 2016 | História de Boa Viagem
Pingback: Administração de 2009 – 2012 | História de Boa Viagem
Pingback: Administração de 2017 – 2020 | História de Boa Viagem
Pingback: Ezaú Fragoso da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: José Anchieta Paiva Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: Adriano José da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: A RELIGIOSIDADE DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Aline Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Erialdo Rodrigues Costa | História de Boa Viagem