AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Açude Público São José I é uma represa existente na localidade que é denominada de Xique-Xique, distante pouco mais de 19 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, dentro dos limites geográficos no Distrito de Domingos da Costa, na zona rural do Município de Boa Viagem, no Sertão do Estado do Ceará.
Uma barragem, que também recebe o nome de açude ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
Essa importante represa, que foi construída no período da gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.
A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:
Por conta da grave seca que ocorreu nos primeiros ano da década de 1980, atendendo a solicitação daquela comunidade, o Prefeito José Vieira Filho investiu recursos do Governo Municipal no estudo da viabilidade técnica da construção de um barragem naquela região.
Pouco tempo depois, por volta de 1987, após o encerramento do estudo e da confecção do projeto, as obras de construção da barragem do Açude Público São José I tiveram início, serviço que empregou aproximadamente 100 pessoas da localidade, assunto que foi comentado no livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender”:
“Começou a ser construído em junho de 1987, ano de escassez, e foi concluído em fevereiro de 1988, na administração de José Vieira Filho, com apoio da até então Deputada Federal Profª. Maria Dias Cavalcante Vieira.” (CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 119)
Essa represa foi construída com recursos do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Recursos Hídricos e da Superintendência de Obras Hidráulicas, SRH/SOHIDRA, em parceria com a Prefeitura de Boa Viagem, e abastece várias comunidades rurais deste Município.
“Os rios que desaguam nesse açude são: o Rio Tapera, Rio Santa Rita e Riacho Canguçu, nascente em Sítio Novo, no Município de Pedra Branca, e o Riacho da Onça e o Riacho Moleques…. É importante para comunidade, porque todos têm água encanada em suas casas e atende a três comunidades: São José, Xique-Xique e Santa Maria.” (CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 119)
Em nossos dias essa represa, depois que passou a ser fonte alternativa para o abastecimento da cidade de Boa Viagem, passou a ser constantemente monitorada pela COGERH – a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, que investiu em um estudo de batimetria, onde foi constatado que o açude não possui a capacidade que há anos era divulgada, que era de 7.670.000 m³.
No dia 7 de janeiro de 2023, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, por conta do colapso ocorrido no Açude Público Prefeito José Vieira Filho – o Vieirão, principal fonte de abastecimento da população da cidade de Boa Viagem, as suas águas foram levadas por meio de uma adutora de engate rápido para Estação de Tratamento d’Água Ermano Abreu Esteves, onde passa por rigoroso teste de qualidade pelo SAAE – o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, seguindo depois para torneira de seus consumidores.
“O SAAE Boa Viagem corre contra o tempo para evitar o iminente colapso hídrico na sede do Município. Com o açude Vieirão prestes a ficar sem água, atualmente com menos de 1%, a alternativa encontrada pela Prefeitura de Boa Viagem foi a de uma adutora de engate rápido, trazendo água do Açude São José I, na localidade Xique-Xique, cerca de 19 km da sede. As ações da autarquia já estão em andamento, as equipes estiveram recentemente instalando o motor que fará a captação da água levada pelo encanamento que percorre mais de 20 km até chegar a Estação de Tratamento de Água – ETA, onde posteriormente é distribuída na rede. Apesar do reservatório São José I ser visto pelos boaviagenses como o ‘herói da seca’, enfrenta nos últimos anos, uma vez que não há outro reservatório que possa socorrer os munícipes, engana-se quem acha que as ações de combate à escassez e desperdício de água vão deixar de continuar, isto porque o SAAE já sinalizou como positivo, o racionamento da água. O calendário distribuído por setores, em dias alternados, será mantido. O Açude São José I possui capacidade de 2,24m³, encontrando-se com 68% da capacidade e, considerando o seu tamanho, equivale a cerca de 10% do tamanho do Açude Vieirão, que possui 20.70% de capacidade. Em comparativos, é como se o reservatório hoje estivesse com o volume em cerca de menos de 8% da capacidade do Vieirão teria em caso de volume total, algo que de certa forma, também deve alertar os munícipes quanto ao desperdício de água. Este foi o prazo informado pelo prefeito do Município, Regis Carneiro, sobre a finalização de todo o trabalho de montagem, teste e inicio da distribuição de água oriunda do reservatório destacado nesta matéria.” (SERTNEWS: Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso em 9 de janeiro de 2023)
AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:
Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:
- Os anos em que sangrou:
- 1987;
- 1994;
- 2004
- 2009;
- 2011;
- 2018;
- 2019;
- 2020;
- 2022;
- 2023;
- 2024.
- Os anos em que ficou completamente seco:
- 2013-2015.
AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:
Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.
LOCALIZAÇÃO:
Administração: Governo do Estado.
Coordenadas: 433.359 (E) 9.425.744 (N).
Município: Boa Viagem.
Distrito: Domingos da Costa.
Localidade: Xique-Xique.
Sistema: Banabuiú.
Rio: Tapera/Canguçu/Onça/Moleques
HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica: 184,63 m²
Capacidade: 2.242.104 m³
BARRAGEM:
Tipo: Terra Homogênea
Comprimento do Coroamento: 230,0 m
Largura do Coroamento: 4,0 m
Altura Máxima: 12,0 m
Cota: 102,2 m
SANGRADOURO:
Tipo: Perfil Creager
Cota: 100,0 m
Largura: 120,0 m
TOMADA D’ÁGUA:
Tipo: Sifão
Comprimento:
Diâmetro: 0,15
BIBLIOGRAFIA:
- BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SERTNEWS. SAAE Boa Viagem prepara Açude São José I para abastecer Sede através de adutora. Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso em 9 de janeiro de 2023.
- SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.
Pingback: RECURSOS HÍDRICOS | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Domingos da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel Moreira de Melo | História de Boa Viagem
Pingback: Adonias Vieira da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Argeu Nunes Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Eduardo Patrício de Almeida | História de Boa Viagem
Pingback: José de Queiroz Sampaio Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco Valdeni Vieira da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Marcos Luís Cidrão Uchôa | História de Boa Viagem
Pingback: Jacob Carneiro de França Neto | História de Boa Viagem
Pingback: João Martins de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: José Martins da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Manuel Magalhães Gomes | História de Boa Viagem
Pingback: Açude Público Prefeito José Vieira Filho | História de Boa Viagem
Pingback: Saco | História de Boa Viagem