AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Açude dos Bezerras é uma barragem de terra compactada que tem por finalidade abastecer os moradores da vila do Jacampari, a sede do Distrito do Jacampari, distante pouco mais de 72 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Sertão do Estado do Ceará.
Uma barragem, que também recebe o nome de açude, ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
Essa pequena represa, que é de grande importância, por ser em uma propriedade privada, nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores, sendo conhecida na região pelo sobrenome do agropecuarista Manoel Bezerra Cavalcante, que passou a ser o seu patrono.
A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:
A barragem desse açude foi construída com muita dificuldade por tração animal nos primeiros anos da década de 1960 e, até o presente, além de abastecer os habitantes da vila do Jacampari, também socorreram os moradores da cidade de Monsenhor Tabosa nos momentos de crise hídrica.
AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:
Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:
- Os anos em que sangrou:
- 1994;
- 2004
- 2009;
- 2011;
- 2023.
- Os anos em que ficou completamente seco:
- 2014.
AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:
Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.
LOCALIZAÇÃO
Administração: Município
Coordenadas:
Município: Boa Viagem
Distrito: Jacampari
Localidade: vila do Jacampari
Sistema: Banabuiu
Rio:
HIDROLOGIA
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:
BARRAGEM
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:
SANGRADOURO
Cota:
Largura:
TOMADA D’ÁGUA
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Jacampari | História de Boa Viagem