A COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A comunicação é um elemento de grande importância social e econômica para o desenvolvimento do Município de Boa Viagem, que no presente possui diferentes veículos, sendo eles: o rádio, a televisão, o telefone, a internet, dentre outros.
A comunicação é o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem para outra ou outras, é uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros.

A CARTA:

Um dos meios de comunicação mais antigos que foram e ainda são utilizados pelos moradores do Município de Boa Viagem foram as cartas, que eram e ainda são entregues por uma empresa especializada para esse fim, sendo ela:

  1. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O RÁDIO:

Uma emissora de rádio é uma prestadora de serviço, uma concessão dada pelo Governo Federal, no intuito de servir como fonte transmissora de músicas, notícias, informações, entretenimento e outros serviços.

Mais tarde, com o advento do rádio, ao longo dos anos, foram instaladas diversas emissoras de rádio, entre elas destacamos as seguintes emissoras:

  1. A Rádio Asa Branca – FM 99,5;
  2. A Rádio Canudos – FM 104,9;
  3. Rádio Esperança – FM 106,1;
  4. A Rádio Liberdade – AM 1.310;
  5. A Rádio Líder – FM 90,7.

 

 

 

para muitos ouvintes. As rádios oferecem uma programação variada de estilos musicais, que vão desde os clássicos até os hits mais atuais. Além disso, as rádios também trazem entrevistas com artistas e bandas, além de promoções e concursos culturais.

A estrutura de uma emissora de rádio é bastante cara e complexa: microfones, consoles de áudio, transmissor, antena, elementos, receptor e um bocado de conhecimento de física para fazer tudo funcionar. É na física que está a resposta para como fazer um som se propagar através de ondas eletromagnéticas pelo ar. Muita gente perseguia essa idéia no fim do século 19: quem arranjasse um meio de substituir os telégrafos e cabos usados para mandar mensagens ficaria rico. O italiano Guglielmo Marconi conseguiu fazer o som ser transmitido para um receptor sem o auxílio de fios e é considerado o inventor do rádio, apesar de outros terem conseguido resultado semelhante, como o brasileiro Roberto Landell de Moura.

 

 

  1. A Rádio Liberdade;
  2. A Rádio FM 2000 – FM 105,1;
  3. A Rádio Ipiranga – FM 105,1;
  4. A Rádio Opção.

Um comentário em “A COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM

  1. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

Deixe um comentário