Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha está localizada na Rua Cristóvam de Queiroz Sampaio, s/nº, no Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Unidade Básica da Saúde Drª Ledjane Cavalcante Noronha, em 2016.

Imagem da Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha, em 2016.

Essa unidade de saúde é gerenciada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Boa Viagem, fazendo parte da atenção primária. As Unidades Básicas de Saúde são locais de atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A Unidade Básica de Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 1.288, de 30 de abril de 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:

Essa unidade básica de saúde, que é classificada como sendo de tipo I, teve as suas obras iniciadas no dia 20 de julho de 2015 e um investimento do PAC, Plano de Aceleração do Crescimento, de R$ 407.000,00 reais, através de uma parceria que foi firmada entre o Ministério da Saúde e o Governo Municipal, conforme informações fornecidas pelo Caderno Regional do periódico Folha do Sertão, ano 5, nº 53, edição de julho de 2013, página 10:

“O Governo Federal anunciou a liberação de recursos financeiros para saúde, e o Município de Boa Viagem está entre os beneficiados. O Deputado Genecias Noronha destinou para o Município recursos de mais de R$ 2.400.000,00 para construção de 6 unidades básicas da saúde. Toda essa demanda para a saúde é exatamente uma reivindicação do Prefeito Dr. Fernando Assef.”

A empresa contratada como executora dessa importante obra foi à Construtora Salinas Empreendimentos e Construção LTDA, que tinha de concluí-la dentro do prazo de 120 dias, sendo entreguem aos usuários do bairro em uma inauguração que ocorreu no dia 22 de novembro de 2016.

Imagem da Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha, em 2016.

Imagem da Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha em sua construção, em 2016.

Essa unidade da saúde foi construída para ocupar o lugar deixado pela Unidade Básica da Saúde José Marcos Cavalcante Sampaio e foi denominada, algum tempo antes, de Drª. Ledjane Cavalcante Noronha, que passou a ser a sua patronesse.
No segundo semestre de 2018, conforme matéria publicada no dia 15 de agosto, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, imagens do abandono dessa unidade da saúde demonstraram os problemas do setor nessa gestão, que até essa data nunca colocou essa unidade de saúde para funcionar:

“Nesta semana circulou pelas redes sociais as imagens da Unidade Básica de Saúde do Bairro Osmar Carneiro, inaugurada no ano 2016. As imagens enviadas para o Portal Sert News mostram que o local se encontra sem atividade e com sinais da ação do tempo e falta de manutenção; o matagal com quase 1 metro de altura e um esgoto a céu aberto nos arredores da unidade de saúde revelam que por ali não há condições de atendimento, além de encontrar-se fechado. Outra imagem revela que na parte dos fundos dessa unidade, que não possui proteção ou vigilância, apenas uma murada no entorno, foi registrado restos de cigarros, fósforos, típico de locais onde usuários de drogas utilizam para consumirem. Questionado sobre o funcionamento da unidade o secretário de saúde, Dr. Williams Vaz, disse que aguarda a chegada de equipamentos para o local ter a sua funcionalidade, de acordo com o gestor da pasta, a previsão é de que em setembro comece os trabalhos no prédio, sobre a problemática do esgoto, explica que será feito um desvio, visto que a obra de saneamento tem atrapalhado o funcionamento por conta do mal cheiro e o risco à saúde de profissionais e pacientes.” (Fotos de UBS abandonada em Boa Viagem revela consumo de drogas e matagal no local. Disponível em http://www.sertnews.com.br/noticia/139/fotos-de-ubs-abandonada-em-boa-viagem-revelam-consumo-de-drogas-e-matagal-no-local. Acesso no dia 18 de agosto de 2018)

Nesse mesmo ano os defensores de tal atitude do Governo Municipal, grande parte deles recebendo cargo em comissão, justificaram nas redes sociais que o descaso com esse prédio é por conta do local inapropriado em que foi construído, onde afirmam existir um pântano, todavia não explicam como existiu um relatório de viabilidade técnica para sua construção e o mesmo, depois de construído, foi recebido pelos engenheiros da prefeitura.
Por semelhança, nesse mesmo governo, esse descaso com os edifícios públicos foi percebido pela população e ganhou grande repercussão nas redes sociais da cidade, destacando-se o abandono dos seguintes equipamentos: a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Émerson Gustavo Almeida Silva, a quadra de esportes do Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho, o Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto e o Centro de Esportes José Assef Fares, dentre outros.

Imagem dessa UBS já em estado de abandono, em 2018.

Nesse governo, sem nunca ter sido usada, sem ter qualquer tipo de vigilância, esse edifício público ficou completamente abandonado e foi alvo da depredação dos vândalos e o curioso é que mesmo assim a Prefeitura de Boa Viagem fazia propaganda da construção de novas UBS’s em Varzantinha, na vila de Águas Belas e na vila de Várzea da Ipoeira.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a equipe da Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Cozinha: 1
  3. Banheiro funcional: 2
  4. Depósito: 4
  5. Sala de administração: 1
  6. Sala de dispersão de medicamentos: 1
  7. Sala de esterilização: 1
  8. Sala de expurgo: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Banheiros: 3
  2. Consultório médico: 3
  3. Consultório odontológico: 1
  4. Pátio aberto: 1
  5. Sala de atividades: 1
  6. Sala de espera: 1
  7. Sala de curativo: 1
  8. Sala de inalação: 1
  9. Sala de observação: 1
  10. Sala de vacina: 1

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a equipe da Unidade Básica da Saúde Drª. Ledjane Cavalcante Noronha são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7352 (Secretaria da Saúde).