Unidade Básica da Saúde – Águas Belas

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Unidade Básica da Saúde está localizada na Rua, s/nº, no Centro da vila de Águas Belas, dentro dos limites geográficos do Distrito de Águas Belas, distante 54 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Unidade Básica da Saúde de Águas Belas, em 2020.

Essa unidade da saúde é gerenciada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Boa Viagem, fazendo parte de sua atenção primária, sendo local de atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa Unidade Básica da Saúde ainda não possui a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:

O recurso para construção desse equipamento da saúde foi anunciado pelo empresário Adriano José da Silva nos primeiros meses de 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, tendo conseguido essa emenda junto ao Deputado Ronaldo Machado Martins.
Essa unidade básica da saúde, que é classificada como sendo de tipo I, teve as suas obras iniciadas no dia 25 de novembro de 2017 e um investimento do PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento, de R$ 460.586,90 reais, através de uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o Governo Municipal, já no governo da Prefeita Aline Cavalcante Vieira.
A empresa contratada como executora dessa importante obra foi à Primor Construções LTDA, que tinha de concluí-la dentro do prazo de 180 dias, prazo que não foi cumprido pelo claro interesse do Governo Municipal promover a sua inauguração em uma data próxima do pleito eleitoral de 2020.

“Após completar quase três anos do início das obras de construção de uma Unidade Básica de Saúde no Distrito de Várzea da Ipoeira, a Prefeitura de Boa Viagem anunciou que o equipamento de saúde será entregue brevemente. Em sua página oficial o Poder Executivo, por meio de sua assessoria, informou aos munícipes que a obra teve início no final de 2019, todavia em documentos publicados pela própria prefeitura em seu sítio oficial, a informação consta da construção ter sido iniciada há quase três anos, no dia 25 de novembro de 2017. Os recursos foram destinados por uma emenda no ano 2016 pelo então deputado federal Ronaldo Martins (PRB), a verba para a saúde tinha o objetivo de ser aplicada na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, fato este que não foi possível segundo o ex-prefeito na época. O recurso foi destinado então para a construção de três unidades (Varzantinha, Águas Belas e Várzea da Ipueira). A obra da UBS em questão foi orçada em quase meio milhão de reais e deverá desafogar a UBS do Distrito de Guia, que atende moradores desta comunidade. om a chegada do período pré-eleitoral não se sabe se será possível ocorrer cerimônia de inauguração.” (SERTNEWS,  2020: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/2044/ubs-varzea-da-ipueira-sera-entregue-apos-quase-3-anos-em-construcao. Acesso no dia 23 de abril de 2020)

Depois da construção desse equipamento o Posto da Saúde Capitulina Alves Martins foi desativado.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a equipe da Unidade Básica da Saúde possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cozinha: 1
  2. Farmácia: 1
  3. Laboratório: 1
  • Setor de Atendimento:
  1. Banheiros: 2
  2. Consultório médico: 2
  3. Consultório odontológico: 1
  4. Sala de espera: 1
  5. Sala de curativo: 1
  6. Sala de imunização: 1

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a equipe da Unidade Básica da Saúde são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7352 (Secretaria da Saúde).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

Deixe uma resposta