Rio Juazeiro

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Rio Juazeiro é um curso natural de água doce que corta grande parte do Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará.

Imagem do leito do Rio Juazeiro, em 2018.

Esse rio possui as suas principais nascentes na Serra das Matas, dentro dos limites geográficos do Município de Monsenhor Tabosa, do lado esquerdo, seguindo para dentro do Município de Boa Viagem, especificamente no Distrito de Águas Belas, passa pelas localidades de Recreio, Águas Belas, Pitombeira dos Beneditos, Arara dos Marianos, Arara dos Francos, Pau Ferro e Várzea dos Bentos, onde se encontra com o Rio Espírito Santo, recebendo também as águas do Rio Arara.
Ainda no lado esquerdo, nascendo na Serra da Pelada e Queimadas, também no Município de Monsenhor Tabosa, passa pelas localidades do Saco do Juazeiro, Diamante, Bargado, Boa Vista dos Rodrigues, seguindo em sentido lateral ao Rio Espírito Santo, passando também na localidade do Espírito Santo dos Camundos, onde finalmente se encontra com o Rio Espírito Santo nas proximidades da vila de Nossa Senhora do Livramento, mais adiante, seguindo para dentro do Município de Boa Viagem, passa pelas localidades de Timbaúba, Tenda, Fazenda Nova, Flores e Varzinha dos Ferreiras, caindo finalmente no Rio Cajazeiras, que logo depois muda o seu topônimo para Rio Juazeiro.
Ainda no lado esquerdo, nascendo na Serra das Bestas, também no Município de Monsenhor Tabosa, suas águas ganham volume passando pelas localidades de Santana, Santana dos Domingos, João Lopes, Cacimba Nova, Olho d’Água da Mandioca, Barra da Oiticica, encontrando-se finalmente com o Rio Espírito Santo.
O Rio Espírito Santo, que recebe a maior parte do volume de suas águas nas proximidades da vila de Nossa Senhora do Livramento segue por aproximadamente 6 quilômetros onde serpenteia em diversas curvas, estando em alguns momentos dentro do Município de Boa Viagem e em outros dentro do Município de Monsenhor Tabosa, chegando a localidade de Várzea dos Bentos, em Monsenhor Tabosa, o rio toma o sentido da localidade Pedra da Abelha seguindo para localidade Poço Grande dos Anteros, Volta do Rio, Sabonete, Fazenda Nova e Varzinha dos Ferreiras, onde forma o Rio Cajazeiras, descendo por Pitombeira, Cajazeiras, Jordão, Juazeiro, Caiçarinha e Barra do Rio, onde ajuda na formação do Rio Quixeramobim.
Quanto a sua temporalidade, esse rio é classificado como intermitente e em sua extensão, que possui diversas ramificações, da nascente até a foz possui mais de 80 quilômetros, tendo excelentes terras para o cultivo e a criação de pequenos animais.

Imagem das rochas dentro do leito do Rio Juazeiro.

Imagem de parte das rochas existentes dentro do leito do Rio Juazeiro, em 2008.

No curso desse rio encontramos lindos atrativos turísticos e alguns pontos de estudo arqueológicos, entre eles destacamos o Cachoeirão dos Ferreiras e o Poço do Letreiro.

ESSE RIO E A ECONOMIA:

O Rio Juazeiro, nas últimas décadas, tem sido o local onde existe a constante exploração de suas jazidas de areia para construção civil.

A LISTA DAS BARRAGENS NO CURSO DO RIO JUAZEIRO:

No curso desse rio já foram planejadas duas grandes barragens, uma na localidade de Pedra da Abelha e outra na de Cajazeiras, e diante do fato desse rio, quando cheio, possuir grande volume d’água, as barragens construídas estão localizadas em seus afluentes:

  1. O Açude Público da Barra;
  2. O Açude Público do Recreio.