Raimundo Ferreira do Nascimento

Eliel JrRaimundo Ferreira do Nascimento nasceu no dia 18 de maio de 1892 na cidade de Sobral, que está localizada na região Noroeste do Estado do Ceará, distante 240 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Ferreira e de Raimunda do Nascimento Ferreira.
Foi capitão da Policia Militar do Estado do Ceará, sendo designado em 1940 para assumir o comando da 1ª Companhia do Batalhão de Caçadores do Município de São Bernardo das Russas, na região do Baixo Jaguaribe cearense:

“A unidade recebeu o título de ‘Quartel da 1ª Companhia do 23º Batalhão de Caçadores de São Bernardo das Russas’, e teve como primeiro Comandante o Capitão Raimundo Ferreira do Nascimento, auxiliado pelos Tenentes José Antônio e Oscar Borges Guilherme, e sendo guarnecida por 130 Praças, para uma população, à época, de 24.338 habitantes.” (S.N.T)

Pouco tempo depois, foi designado pelo interventor do Estado, Francisco Menezes Pimentel, para assumir a interventoria do Município de Boa Viagem no lugar de José Rangel de Araújo, exercendo essa função entre o dia 10 de maio de 1943 e o dia 11 de fevereiro de 1945.
Na cidade de Boa Viagem, em seu curto espaço de governo, tomou algumas decisões que foram consideradas polêmicas pelos seus habitantes.

“Durante o seu mandato, todos os moradores da cidade foram obrigados a construir platibanda em suas casas; proibiu instalação de cancelas em qualquer via de acesso das pessoas. Quem desobedecesse às suas ordens pagava um pesado imposto. Na sua administração Boa Viagem teve a primeira iluminação pública, gerada a motor, beneficiando as principais ruas do Centro da cidade.” (NASCIMENTO, 2002: p. 66)

Algum tempo depois, sendo designado pelo Governo do Estado para assumir outra função, deixou a administração do Município de Boa Viagem aos cuidados do Farmacêutico Antenor Gomes de Barros Leal.
Era casado com Maria da Conceição Marques Ferreira e faleceu na cidade de Fortaleza no dia 1º de setembro de 1962, aos 70 anos de idade.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, mesmo sem uma legislação específica, uma das ruas do Bairro Centro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.