Raimundo de Melo Sobrinho

Raimundo de Melo Sobrinho nasceu no dia 24 de julho de 1915 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manoel Moreira de Melo e de Tereza Maria de Melo.
Os seus avós paternos se chamavam José Bonifácio de Melo e Maria Raimunda da Conceição, já os maternos eram Martinho Pereira de Paiva e Maria Francisca Garcia.
No dia 3 de novembro de 1946, segundo informações existentes no livro B-11, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 170, página 110v, diante do Mons. Pedro Vitorino Dantas, contraiu matrimônio religioso com Maria Cavalcante Melo, nascida no dia 12 de fevereiro de 1922, sendo filha de Antônio de Sousa Cavalcante e de Margarida Maria do Espírito Santo.
Desse matrimônio foram gerados quatorze filhos, sobrevivendo apenas nove, cinco homens e quatro mulheres, sendo eles: Cosme Cavalcante de Melo, Damiana Cavalcante de Melo, Francisco Moreira de Melo, Manoel Moreira de Melo, Antônio Moreira de Melo, José Moreira de Melo, Maria Weides Moreira de Melo, Francisca Moreira de Melo e Hilda Moreira de Melo.
Era um pequeno agropecuarista, possuindo uma pequena propriedade na localidade denominada de Jacaúna, mantendo uma residência na Rua Agronomando Rangel, nº 85, esquina com a Rua Delfino Alves Pinheiro e Lima, Centro.
Antes disso, quando eram noivos, adotaram para si uma criança que se chama Aldenir
No dia 13 de setembro de 1997, segundo informações existentes no livro B-05, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 3.276, folha 152, faleceu aos 82 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, n° 295, no Centro.

Imagem do túmulo da Família Melo, em 2019.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Padre Paulo recebeu a sua nomenclatura.

3 ideias sobre “Raimundo de Melo Sobrinho

  1. Pingback: Rua Raimundo de Melo Sobrinho | História de Boa Viagem

  2. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta