Praça do Roque

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS

A Praça do Roque está localizada no encontro da Rua Agronomando Rangel com a Rua 21 de Novembro e a Rua Enedina de Carvalho, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Praça do Roque, em 2010.

Essa minúscula praça, classificada como seca, apesar de estar localizada no Centro da cidade, possui uma baixa circulação de pedestres.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa praça, que até os dias de hoje nunca recebeu a regulamentação de uma nomenclatura oficial, durante muitos anos foi um ponto para o embarque e o desembarque dos carros que faziam horário pela zona rural do Município.
Nessa época o Sr. Roque Albuquerque Barbosa possuía uma sortida mercearia que servia de referência e ponto de encontro para os moradores da cidade. Essa mercearia, de nome Casa São Roque, possuía uma pequena placa luminosa que era uma grande novidade para essa época.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Essa pequenina praça foi construída pelo Governo Municipal por volta de 1975, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva.

Imagem da esquina da Mercearia São Roque, nos primeiros anos da década de 1980.

Alguns tempo depois, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, ela recebeu a construção de uma base de concreto, que dava sustentação a um coluna repleta de propagandas comerciais e de um relógio.
Nesse tempo o seu piso era de concreto e a iluminação da praça dependia exclusivamente da placa, que logo foi danificada pelas intempéries e pelo vandalismo de algumas pessoas.
Muitos anos depois, por volta do ano 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa praça recebeu um poste de iluminação e o seu piso passou a ser em pedra portuguesa.

OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ESSA PRAÇA:

O problema enfrentado por essa praça, além dos pequenos vandalismos, é o grave acumulo de lixo e de material de construção, que é regularmente produzido pela sua vizinhança.

Imagem da Praça do Roque, em 2018.

Outro fator a se destacar é a irregular utilização de seu piso como local de estacionamento para veículos em manutenção e de trailers para alimentação, algo que dificulta o trânsito dos pedestres e prejudica a visibilidades dos motoristas.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

Acessibilidade: Não.
Administração: Governo Municipal.
Água: Não.
Altitude: 278 mts.
Área:
Coordenadas: (S) 05º 07′ 26.3″ (W) 039º 43′ 48.8″.
Classificação: Praça seca.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Pedra portuguesa (preta e branca).
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.

3 ideias sobre “Praça do Roque

  1. Pingback: PRAÇAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Eliel Rafael da Silva | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta