Praça das Lágrimas

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Praça das Lágrimas está localizada na frente do Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, s/nº, esquina com a Rua Padre Mororó e a Rua Padre Antônio Correio de Sá, nome urbano da Rodovia Estadual CE-168, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Praça das Lágrimas, em 2008.

Essa praça é classificada como praça jardim, possuindo uma baixa circulação de usuários, costumando receber grande público apenas no dia 2 de novembro, data em que se comemora o dia de finados.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa praça, até os dias de hoje, nunca recebeu a regulamentação de uma nomenclatura oficial, todavia é o local onde muitas pessoas costumam chorar na despedida de seus entes queridos, daí o motivo do nome utilizado em sua denominação.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Essas três pequenas praças, que estão distribuídas na frente do Cemitério Parque da Saudade, foram construídas pelo Governo Municipal por volta de 1989, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, e ainda guardam o seu desenho original.
Na gestão seguinte, a do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, a pedido do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, foi edificada uma pequena capela, que tinha por objetivo mudar o hábito das pessoas velarem os seus mortos dentro de suas residências.

Imagem da capela ecumênica do Cemitério Parque da Saudade, em 2015.

Nos últimos meses do ano 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essas praças receberam os postes de ferro que anteriormente iluminavam a Praça Antônio de Queiroz Marinho, o que deixou o ambiente mais seguro para quem costuma circular pelo local no horário noturno.
Alguns anos depois, em 2009, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, ela passou por uma pequena reforma e recebeu plantas ornamentais, que não resistiram a estiagem e aos vândalos que costumam danificar o patrimônio público.

OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ESSA PRAÇA:

O problema mais comum enfrentado por essa praça, além dos pequenos e constantes vandalismos, é o grave acumulo de lixo e de entulho produzido pela sua vizinhança.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

Acessibilidade: Não.
Administração: Governo Municipal.
Água: Sim.
Altitude: 292 mts.
Área:
Coordenadas: (S) 05º 07′ 40.1″ (W) 039º 44′ 01.6″.
Classificação: Praça jardim.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Concreto.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.

4 ideias sobre “Praça das Lágrimas

  1. Pingback: PRAÇAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Cemitério Parque da Esperança | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Cemitério Parque da Saudade | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta