Patrício Alves Pinheiro e Lima Filho

Patrício Alves Pinheiro e Lima Filho provavelmente tenha nascido no Município de Solonópole, que está localizado no Sertão do Estado do Ceará, distante 220 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Patrício Alves Pinheiro e Lima e de Maria Joaquina Patrícia.
Os seus avós paternos se chamavam Ignácio Alves Meirelles e Isabel Maria de Lima.
Na época do seu nascimento a localidade de Solonópole era conhecida pela alcunha de “Cachoeira do Riacho do Sangue”:

“Distrito criado com a denominação de Cachoeira, pela lei ou Resolução Provincial nº 1.093, de 19 de dezembro de 1863. Elevado à categoria de vila com a denominação de Cachoeira, pela lei provincial nº 1.337, de 22 de outubro de 1870…. Em 30 de dezembro de 1943, através do Decreto nº 1.114, passou a se denominar de Solonópole, que significa cidade de Solom, em homenagem a Manoel Solom Rodrigues Pinheiro, advogado, jornalista e professor nascido no Município.” (IBGE, 2000: História do Município de Solonópole. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=231300&search=ceara|solonopole|infograficos:-historico. Acesso no dia 24 de julho de 2017 )

Ainda não descobrimos o motivo de sua fixação de residência no Município de Boa Viagem, tendo assumido, por volta de 1888, a cadeira de professor masculino existente na vila.
No ano seguinte, no dia 9 de março de 1889, juntamente com os seus familiares, partilhou da perda de seu pai, que faleceu na vila de Boa Viagem aos 82 anos de idade.
Pouco tempo depois, no dia 30 de março de 1890, logo após a Proclamação da República, recebeu nomeação para assumir uma das cadeiras do Conselho de Intendência de nosso Município, pedindo exoneração dessa função no dia 13 de agosto de 1890 por conta da incompatibilidade de funções, sendo substituído nessa ocasião por  Augusto Cavalcante de Albuquerque no dia 25 de agosto de 1890.
Era irmão de Delfino Alves Pinheiro e Lima, que também foi professor e durante alguns anos foi escrivão da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem.

4 ideias sobre “Patrício Alves Pinheiro e Lima Filho

  1. Pingback: Administração de 1890 – 1892 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Delfino Alves Pinheiro e Lima | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Augusto Cavalcante de Albuquerque | História de Boa Viagem

  4. Pingback: A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta