Olavo de Almeida Brilhante Filho

Olavo de Almeida Brilhante Filho nasceu no dia 25 de agosto de 1949 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Olavo de Almeida Brilhante e de Maria Rosmilda Araújo Brilhante.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Brilhante e Raimunda Almeida Brilhante, já os maternos eram Luiz Araújo e Maria Judite Uchôa.
Era casado com Maria da Conceição Medeiros Brilhante, que era filha de Sebastião Reis Medeiros e de Mariana de Oliveira Medeiros.
Desse matrimônio foram gerados três filhos, um homem e duas mulheres, sendo eles: Nilmar Medeiros Brilhante, Naiara Medeiros Brilhante e Mariana Medeiros Brilhante.
Era comerciante, sendo o sócio-proprietário de um dos primeiros lava-jatos da cidade de Boa Viagem, residindo com a sua família na Rua José Rangel de Araújo, nº 109, Centro.

Imagem de seu lava-jato em 2017.

Segundo informações existentes no livro C-04, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 71v, folha 1.753, faleceu na cidade de Boa Viagem, vítima de um descarga elétrica, com apenas 38 anos de idade, na manhã do dia 17 de maio de 1987.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 459, de 21 de março de 1988, uma das ruas que se estendem pelos Bairros de Nossa Srª de Fátima e Osmar Carneiro recebeu a sua denominação;
  2. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.073, de 21 de outubro de 2010, a Tribuna de Honra do Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos recebeu a sua nomenclatura.