Mozart Galvão Monteiro

mozart-galvaoMozart Galvão Monteiro nasceu em 1918 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da Cidade de Fortaleza, sendo filho de José Alves Monteiro e de Amabélia Martins Galvão.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio Alves Monteiro e Anna Maria de Oliveira, já os maternos era Antônio Lopes de Mesquita Galvão e Maria Pia Martins Galvão.
Nos primeiros anos de sua infância, passou por muitas privações por conta do fato do seu pai ter abandonado a sua mãe e retornado para o Município de Canindé, onde constituiu uma outra família.
Pouco tempo depois a sua mãe e os seus três irmãos foram acolhidos pelo seu avô materno, que os matriculou, nos primeiros meses de 1932, no Colégio São Luiz, e logo depois no Colégio São João, unidades escolares existentes na cidade de Canindé.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 7 de dezembro de 1947, desejando entrar na vida pública por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, logo após a redemocratização de nosso país, conseguiu ser eleito para o exercício de seu primeiro mandato, assumindo essa função no dia 25 de março de 1948, permanecendo nela até o dia 24 de março de 1951.
Era casado com Julieta Martins Monteiro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

Uma ideia sobre “Mozart Galvão Monteiro

  1. Pingback: Administração de 1948 – 1951 | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta