Centro de Abastecimento Municipal Walkmar Brasil Santos

INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Centro de Abastecimento Municipal Walkmar Brasil Santos estava localizado na Rua Teófilo Amaro, s/nº, esquina com a Rua José Leorne Leitão, no Centro da cidade de Boa Viagem.

Mercado Público Municipal Walkmar Brasil Santos.

Imagem do Centro de Abastecimento Municipal Walkmar Brasil Santos em 2010.

Esse equipamento público, pertencente do Governo Municipal, era gerenciado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

O Centro de Abastecimento Municipal Walkmar Brasil Santos teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, o Major Carneiro, através da lei nº.

 A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE:

O Centro de Abastecimento Municipal Walkmar Brasil Santos foi construído em 1975, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro.
Ele foi construído com a finalidade de ser o centro de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros da cidade de Boa Viagem, mas ao longo de sua existência, lamentavelmente, nunca conseguiu atingir o seu propósito.
Logo que foi construído o Governo Municipal até procurou organizar esse local por meio da lei municipal nº 238, de 22 de novembro de 1975, mas não obteve exito.

“Art. 1º – Fica o Chefe do Executivo Municipal autorizado a cobrar luvas dos pontos comerciais e dos boxs do mercado municipal e do centro de abastecimento, dos pretendentes locatários, mediante licitação”.

Mesmo com a edição dessa lei a central de abastecimento não conseguiu atrair o público desejado. Os comerciantes costumavam justificar que, devido a distância das outras casas comerciais do Centro da cidade, os consumidores não se sentiam atraídos pelo local. Mesmo assim, durante muitos anos, era comum encontrar pessoas vendendo peixe e carne em seus boxs.
Outro fator que deve ser mencionado quanto a sua inutilização foi a sua construção próximo à Casa de Detenção.
Sobre os hábitos alimentares de nossa população, algo que deve ser mencionado e que está diretamente ligado a inutilização desse local, é que só passou por modificações depois que os comerciantes da cidade despertaram para buscar produtos não produzidos em nossa região na CEASA, Centrais de Abastecimento do Ceará, em Fortaleza.
Mesmo assim, sem a coragem de criar uma lei que obrigasse, ou até incentivos fiscais para utilização do local, a central de abastecimento nunca funcionou da forma que devia.
Algum tempo depois, percebendo a sua inutilidade, a prefeitura resolveu utilizar também esse local como marcenaria, onde durante algum tempo confeccionou urnas fúnebres para atender pessoas de baixa renda.
Por fim, em outubro de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, parte do Mercado Público Municipal Walkmar Brasil Santos teve a sua finalidade modificada, aonde passou a funcionar o Centro de Referência da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho.