Maria dos Anjos de Sousa

Eliel JrMaria dos Anjos de Sousa nasceu no dia 16 de maio de 1905 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Antônio de Sousa Balbino e de Maria Jovelina de Sousa.
Segundo informações existentes no livro B-07, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 20, folha 56v, no dia 16 de fevereiro de 1926, aos 21 anos de idade, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Francisco de Oliveira Mota, popularmente conhecido como França Mota, que era nascido no dia 8 de maio de 1902 e era filho de Ignácio de Sousa Mota e de Ana de Sousa Mota.
Desse matrimônio foram gerados onze filhos, sendo eles: Raimundo de Oliveira Mota, Antônio de Oliveira Mota, Francisco de Oliveira Mota, Antônia de Oliveira Mota, Luís de Oliveira Mota, Melquiades de Oliveira Mota, Inácio de Oliveira Mota, Socorro de Oliveira Mota, Edite Oliveira Mota, Júlio de Oliveira Mota e Iracema de Oliveira Mota.
Durante alguns anos, por decisão de seu esposo, passou a residir na Rua Sargento Valdir Soares, s/nº, no Bairro Boaviaginha.
No dia 29 de março de 1971, juntamente com os seus familiares, passou pela dor da perda de seu amado esposo.
Faleceu na cidade de Boa Viagem, no dia 3 de junho de 2001, aos 95 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 12 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.