Manoel Farias Leal

Manoel Farias Leal nasceu no dia 19 de novembro de 1943 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Raimundo Leal Morais e de Petronília Farias de Sousa.
No dia 16 de dezembro de 1972, depois de alguns anos de estudo, conseguiu concluir o seu curso de Farmácia pela Faculdade de Farmácia pela UFC, a Universidade Federal do Ceará.
Foi casado com Dalila Santiago de Sousa.
Durante muitos anos atuou como coordenador da SUCAM do Estado do Ceará, conseguindo trazer muitos benefício para o Município de Boa Viagem.

“A SUCAM foi o órgão que resultou da fusão do Departamento Nacional de Endemias Rurais, o DENERu, da Campanha de Erradicação da Malária (CEM) e da Campanha de Erradicação da Varíola (CEV). Essa fundação herdou a experiência e os conhecimento acumulados, ao longo de várias décadas, de atividades de combate às endemias de transmissão vetorial, que transformaram a Sucam no órgão de maior penetração rural no país, estando presente em todos os Estados brasileiros.” (S.N.T)

Faleceu na cidade de Fortaleza, no dia 26 de abril de 1997, com apenas 53 anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 12 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz recebeu a sua nomenclatura.

3 ideias sobre “Manoel Farias Leal

  1. Pingback: Rua Manoel Farias Leal | História de Boa Viagem

  2. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  3. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta