Manoel Benício Bezerra de Menezes

Manoel Benício Bezerra de Menezes nasceu por volta de 1852 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central  do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza.
Na época de seu nascimento a vila de Boa Viagem, que era conhecida também pelo topônimo de “Cavalo Morto”, era apenas um minúsculo povoado existente dentro dos limites geográficos do Município de Quixeramobim.

“Distrito criado com a denominação de Boa Viagem, ex-povoado de Cavalo Morto, pela lei provincial nº 1.025, de 18 de novembro de 1862. Elevado à categoria de vila com a denominação de Boa Viagem, pela lei provincial nº 1.128, de 21 de novembro de 1864, desmembrado de Quixeramobim.” (IBGE, 2010: Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017)

Era agropecuarista e a sua esposa se chamava Maria Rabêlo Bezerra de Menezes, com quem gerou vários filhos, entre eles destacamos: Manoel Benício Bezerra de Menezes Filho, Adélia Bezerra de Farias, Ernestina Bezerra de Menezes e Maria Benícia Bezerra de Menezes.
Em acordo com uma matéria publicada no dia 28 de dezembro de 1885 no periódico A República, ano IV, nº 295, compunha o diretório do PRF, o Partido Republicano Federalista, existente no Município de Boa Viagem.
Conforme as informações existentes no periódico republicano o Libertador, ano X, nº 193, página 2, edição do dia 28 de agosto de 1890, exerceu a função de coletor estadual de rendas do Município de Boa Viagem, assumindo a vaga deixada por Manoel Mendes Correia Lima:

“Foi exonerado do cargo de coletor de rendas do Estado Município de Boa Viagem, Manoel Mendes Correia Lima e nomeado para substituí-lo Manoel Benício Bezerra de Menezes.”

Outra informação pertinente sobre a sua vida foi registrada no dia 20 de outubro de 1891 pelo jornal O Estado do Ceará, edição nº 349, que por um ato do Governo do Estado, alegando motivos de incompatibilidade, foi designado a compor a Intendência Municipal no lugar de José Rabêlo e Silva.

BIBLIOGRAFIA:

  1. IBGE. Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017.