Jurandy Batista Carneiro Filho

Jurandy Batista Carneiro Filho nasceu no dia 12 de setembro de 1966 na cidade de Boa Viagem, que está localizada no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Jurandy Vieira Carneiro e de Maria Socorro Batista Carneiro.
Os seus avós paternos se chamavam David Vieira Carneiro e Maria Vieira Carneiro, já os maternos eram Jacinto Flor Batista e Maria Farias Batista.
Deu início a sua vida acadêmica nos primeiros meses de 1975, quando foi matriculado por seus pais em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, onde cursou apena à 1ª série do ensino primário, quando foi transferido para Escola de Ensino Fundamental David Viera da Silva, onde permaneceu estudando de 1976 até os últimos meses de 1979.
Nessa época, por conta de sua semelhança com um sargento da policia militar que tinha o nome de “Golveia” e prestava serviço no destacamento da cidade de Boa Viagem, passou a ser conhecido por seus amigos por esse nome.
Ainda nessa época, nos primeiros meses de 1980, foi matriculado na 5ª série da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, chegando a concluir o ensino primário nos últimos meses de 1986.
Chegando ao fim de sua adolescência, acompanhando desde cedo os serviços de seu pai, que era dentista prático e protético, seguiu na mesma profissão de seu genitor, abandonando os estudos durante algum tempo.
Alguns anos depois, no pleito eleitoral que ocorreu no dia 15 de novembro de 1988, deu apoio ao projeto político de seu avô paterno, que conseguiu conquistar uma das cadeiras do Poder Legislativo do Município de Boa Viagem:

“Nessa campanha eleitoral, apoiando ao candidato João Soares Lima Filho, estando filiado nos quadros políticos do PMDB, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, com a legenda nº 15.617, conseguiu ser eleito vereador ao receber a confiança de 429 eleitores, sendo o décimo primeiro vereador em número de votos nessa eleição.” (SILVA JÚNIOR, 2015: David Vieira Carneiro. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/david-vieira-carneiro/. Acesso no dia 15 de junho de 2017)

Nos primeiros meses de 1990, depois de alguns anos fazendo a sua matrícula e depois desistindo, tentou retomar os seus estudos, conseguindo concluir apenas o 1º Científico na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.
Mais tarde, no dia 9 de maio de 1992, segundo informações existentes no livro B-04, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 708, folha 47v, contraiu matrimônio civil diante do Dr. Antônio Edival Barbosa, com Maria das Graças Vieira Assef, que era nascida no dia 9 de setembro de 1959, sendo filha de José Assef Fares e de Francisca Ione Vieira Assef.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, todos homens, sendo eles: David Assef Carneiro e Levi Assef Carneiro.
Depois de casado, inicialmente residiu com a sua família na casa de seu sogro, que estava localizada na Rua Antônio de Queiroz Marinho, nº 205, Centro, onde a sua esposa mantinha uma pequena farmácia de produtos naturais, passando a residir depois de algum tempo na Avenida São Vicente de Paulo, nº 246, Centro.
Nessa época, foi um dos principais apoiadores da projeção política de seu cunhado, o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, que conseguiu de forma consecutiva dois mandatos no Poder Legislativo e posteriormente chegou à chefia do Poder Executivo.
No dia 1º de outubro de 2003, por meio da portaria nº 979, ingressou no quadro de funcionários da Prefeitura de Boa Viagem no cargo de agente fiscal, sendo lotado na Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças.

Imagem de Jurandi Batista Carneiro entre alguns amigos.

Imagem de Jurandy Batista Carneiro, quarto na segunda fila, em um torneio que foi promovido pela AABB de Boa Viagem.

Faleceu na cidade de Fortaleza, vítima de câncer, segundo informações existentes no Cartório Norões Milfort, livro C-294, tombo 246.293, folha 243v, com apenas 41 anos de idade, às 6h30min do dia 15 de junho de 2007.
Logo após o seu falecimento o seu corpo foi trazido para cidade de Boa Viagem, onde recebeu as despedidas fúnebres que são de costume, sendo sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

Imagem do túmulo da Família Serapião Batista, em 2014.

Imagem do túmulo da Família Serapião Batista, em 2014.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Ponte Nova, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

3 ideias sobre “Jurandy Batista Carneiro Filho

  1. Pingback: Francisca Ione Vieira Assef | História de Boa Viagem

  2. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta