José Leorne Leitão

José Leorne Leitão nasceu no dia 12 de janeiro de 1895 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manoel Hermínio de Sousa Leitão e de Luzia Pires de Oliveira.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel de Sousa Leitão e Anna Theresa da Silva Sousa, já os maternos era José de Oliveira Teves e Maria Francisca do Espírito Santo.
Alguns dias depois do seu nascimento, em 3 de março, seguindo os costumes da confissão religiosa de seus pais, foi batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem pelo Pe. José Antônio Cavalcante.
Pouco sabemos sobre a sua infância, mas temos conhecimento de que, durante alguns anos, o seu pai foi um dos personagens da nossa política municipal, herança que foi deixada para um de seus irmãos, Salviano de Sousa Leitão, que chegou a ser eleito prefeito do Município de Boa Viagem.
Segundo informações existentes no livro B-05, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 24, folha 125v, no dia 2 de julho de 1921, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Enedina de Carvalho, que era nascida no dia 16 de dezembro de 1906, sendo filha do Coronel José Cândido de Carvalho e de Maria Emília de Carvalho Araújo.
Desse casamento foram gerados alguns filhos, sendo eles: Zeneida de Carvalho Leitão, Maria de Carvalho Clouf, Lair de Carvalho Leitão, Mirtes de Carvalho Leitão e Flávio de Carvalho Leitão.

Imagem da nota publicada falando de sua morte.

Pouco tempo depois, no dia 29 de maio de 1927, segundo as informações existentes no livro C-02, tombo nº 52, página 72, também existente na secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, faleceu repentinamente na cidade de Boa Viagem com apenas 32 anos de idade, tendo o seu óbito registrado no livro C-10, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 4.105, folha 79v.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

Imagem da coluna tumular de José Leorne Leitão, em 2010.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de casamentos. 1921-1922. Livro B-05. Tombo nº 24. Página 125v.
  4. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de óbitos. 1916-1931. Livro C-02. Tombo nº 52. Página 72.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Gervásio de Queiroz Marinho, através da lei nº 30, de 3 de outubro de 1959, uma das ruas que se estendem pelos Bairros Centro e Alto do Motor, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.