José da Cunha Ramos

José da Cunha Ramos nasceu no dia 20 de maio de 1909 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João de Deus da Cunha Ramos e de Rosa Maria da Conceição.
Era agricultor e sapateiro, e por conta do nome de sua mãe ficou sendo conhecido por todos pela alcunha de “José Rosa”.
Segundo informações existentes no livro B-08, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 4, folha 151v, diante do Pe. Francisco de Assis Castro Monteiro, contraiu matrimônio com Maria Sabina do Nascimento, que nasceu no dia 12 de janeiro de 1912, sendo filha de João Sabino do Nascimento e de Maria Francisca do Nascimento.
Nesse mesmo dia, segundo informações existentes no livro B-05, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1, folha 19v, confirmou os seus votos em uma cerimônia civil.
Desse matrimônio foram gerados cinco filhos, quatro homens e uma mulher, sendo eles: Maria do Carmo Ramos, José da Cunha Ramos Filho, Raimundo da Cunha Ramos, Antônio da Cunha Ramos e Francisco de Paula de Sousa Ramos.
Segundo informações existentes no livro C-05, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 3.345, folha 169, faleceu na cidade de Boa Viagem no dia 16 de janeiro de 1998, pouco antes de completar 89 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das formalidades fúnebres que são de costume, o seu corpo foi levado ao mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, através da lei nº 576, de 4 de junho de 1993, um dos bairros da cidade de Boa Viagem recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “José da Cunha Ramos

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro José Rosa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta