Isabel Antero da Silva

Isabel Antero da Silva nasceu no Município de Catolé do Rocha, que está localizado no Sertão paraibano, distante 411 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filha de Antero José da Silva e de Maria Raquel do Espírito Santo.
Na época em que veio ao mundo residia com os seus pais em uma localidade denominada de “Sítio Poço do Canto”, próximo de um povoado que era denominado de “Brejo dos Cavalos”, que algum tempo depois, ao receber a sua emancipação política, mudou o seu topônimo para “Brejo dos Santos”.

“O Distrito foi criado com a denominação de Brejo dos Santos, pela lei estadual nº 2.641, de 20 de dezembro de 1961, subordinado ao Município de Catolé do Rocha. Foi elevado à categoria de Município com a denominação de Brejo dos Santos pela lei estadual nº 3.320, de 3 de junho de 1965, desmembrado de Catolé do Rocha, com sede no atual Distrito de Brejo dos Santos. O Município foi instalado em 27 de dezembro de 1966.” (A História do Município de Brejo dos Santos. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=250290&search=paraiba|brejo-dos-santos|infograficos:-historico. Acesso no dia 29 de outubro de 2017)

Em sua juventude, nos últimos anos da década de 1920, por conta da prematura morte de seus pais, acompanhou a família do seu irmão mais velho, Manoel Antero da Silva, que decidiu migrar para o Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Nessa época, seguindo o exemplo de Martins José da Silva, que era cunhado de José Santos Filho, cunhado de seu irmão mais velho, depois de receber informações por cartas, resolveu deixar o Estado da Paraíba para morar no Estado do Ceará, habitando durante algum tempo na zona rural desse Município em uma localidade denominada de Santa Cruz, também chamada de “Marmilona”, nas proximidades da vila de Domingos da Costa.
Nessa jornada, veio acompanhada de outros irmãos, sendo eles: Pedro Antero da SilvaRaimunda Antero da Silva e Simplício Antero da Silva.
Joaquim Vieira da Silva.

Deixe uma resposta