Ignácio de Godoy Vasconcelos

Ignácio de Godoy Vasconcelos nasceu provavelmente em São Bento do Una, no Sertão do Estado de Pernambuco, distante 215 quilômetros da cidade do Recife.

“No fértil vale do Ipojuca, nasceu no final do século XIX a cidade de São Bento, originária da Fazenda Santa Cruz e considerada berço da pecuária leiteira e da avicultura na região. O nome da cidade teve origem na invocação que os moradores faziam ao santo, para se livrarem das cobras durante o desbravamento da fazenda na formação da cidade. A complementação do nome foi feita em 1941, homenageando ao Rio Una e distinguindo a cidade de outras com o mesmo nome.” (IBGE, 2000: Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-bento-do-una/historico. Acesso no dia 5 de junho de 2019)

Foi casado com Ignácia de Godoy Vasconcelos, com quem gerou alguns filhos, dentre eles destacamos: José de Godoy Vasconcelos, Antônio de Godoy Vasconcelos e Francisco de Godoy Vasconcelos.
Era agropecuarista e conforme o registro de Cintra (1988, p. 63), em 13 de junho de 1873 teve o seu nome mencionado como senhor de escravos na Matriz de Santa Águeda.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CINTRA, Ivete de Morais. Gado Brabo de Senhores e Senzalas. Centro de Estudos de História Municipal. Recife: Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1988.
  2. IBGE. A História de São Bento do Una. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-bento-do-una/historico. Acesso no dia 5 de junho de 2019.

3 ideias sobre “Ignácio de Godoy Vasconcelos

  1. Pingback: Cezario Godoy de Vasconcelos | História de Boa Viagem

  2. Pingback: José de Godoy Vasconcelos | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Ignácia de Godoy Vasconcelos | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta