Francisco Evaldo Ferreira Lima

Francisco Evaldo Ferreira Lima nasceu no dia 8 de outubro de 1968 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Elias Vieira Lima e de Quitéria de Sousa Ferreira Lima.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel Ferreira de Oliveira e Isabel Sousa Farias de Oliveira.
Ainda bem jovem, por conta das intempéries climáticas do Sertão, os seus pais migraram para cidade de Fortaleza em busca de melhorias sociais, onde se estabeleceram em definitivo.
Em 1999, no intuito de ajudar aos seus alunos, publicou a obra “A História em Questão“, que traz as respostas comentadas das provas da UFC – a Universidade Federal do Ceará, entre os anos de 1992 e 1999.

“Por ter estudado em escolas públicas, Evaldo viveu e conheceu de perto as dificuldades diárias do Ensino Público Municipal e Estadual. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Evaldo cursou também a Escola de Formação de Governantes. Atuante no magistério há 25 anos, Evaldo foi e é professor de inúmeros jovens da capital fortalezense, que o têm como referência ética e profissional. Como estudante, foi militante do movimento estudantil e Presidente do Centro Acadêmico de História da UECE”. (CMFOR, 2016: Disponível em http://cmfor.virtuaserver.com.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2016)

Nos últimos meses de 2006, estudando na UECE – a Universidade Estadual do Ceará, concluiu o curso de Licenciatura em História, apresentando o seu trabalho monográfico no dia 17 de julho, que teve por título: “A Balança Pensa: A Deusa Themis a Serviço do ‘Babaquara’. Origem histórica da Faculdade de Direito do Ceará”, sendo orientado pelo Prof. Flávio José Moreira Gonçalves.
Nessa época, envolvido nas causas de interesse dos estudantes, presidiu o Centro Acadêmico de História da UECE.
No pleito eleitoral que ocorreu no dia 5 de outubro de 2008, compondo os quadros políticos do PC do B – o Partido Comunista do Brasil, com a legenda nº 65.789, colocou o seu nome na disputa por uma das cadeiras do Poder Legislativo do Município de Fortaleza, recebendo a confiança de 4.809 eleitores, ficando nessa ocasião na suplência de seu partido.

Imagem de seu material de campanha.

Depois disso, na gestão da Prefeita Luizianne de Oliveira Lins, entre 2009 e 2012, foi nomeado Secretário de Esporte e Lazer do Município de Fortaleza, momento em que empreendeu uma grande reforma no Estádio Presidente Vargas:

“Entre fevereiro de 2008 e abril de 2011, o PV ficou interditado para a realização de uma série de melhorias. A obra, orçada em R$ 48 milhões, previu a reconstrução da cobertura sobre as cadeiras sociais, cabines de rádio e TV, além da reforma da fachada histórica, dos túneis e das rampas de acesso, dos vestiários, das salas da administração, do estacionamento e da sala de imprensa, além da instalação de um placar eletrônico e de alambrados em vidro. A reforma do estádio Presidente Vargas incluiu, ainda, a mudança de todo o sistema elétrico e hidro-sanitário, das cadeiras, das traves e a recuperação do campo”. (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Presidente_Vargas_(Fortaleza). Acesso no dia 9 de outubro de 2023)

Na eleição seguinte, que aconteceu no dia 7 de outubro de 2012, ainda militando nos quadros políticos do PC do B, utilizando a mesma legenda do pleito anterior, recebeu a confiança de 5.215 votos, conseguido ser eleito para compor uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza:

“Nos primeiros quatro anos de Legislativo, cumpriu a função de líder do Governo na Câmara Municipal, e também assumiu a presidência da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e a vice-presidência da Comissão de Legislação. Desde os primeiros passos no Parlamento, apresentou projetos ligados às pautas de Educação, Cultura, Mobilidade Urbana, dentre outras áreas que propõem melhorias para o cotidiano do fortalezense.” (CMFOR, 2016: Disponível em http://cmfor.virtuaserver.com.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2016)

Na eleição que ocorreu no dia 2 de outubro de 2016, desejando seguir para o segundo mandato, permanecendo no PC do B, com a mesma legenda das outras disputas, recebeu dessa vez a confiança de 8.149 votos, obtendo êxito em seguir em uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza.
Nessa legislatura, entre 2017 e 2018, seguindo os interesses de seu partido, assumiu a pasta da Secretaria da Cultura de Fortaleza.

“Foi reeleito para o cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2016. Entre 2017 e 2018, assumiu a titularidade da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, onde deixou como marca a política sólida dos editais para fomentação da cena cultural fortalezense, as programações culturais plurais e democráticas, e também o pagamento em dia dos servidores da pasta. O parlamentar cumpre atualmente o seu segundo mandato legislativo na Capital. Segue na presidência da Comissão de Educação do Legislativo Municipal. Evaldo Lima tem como principal bandeira a luta em defesa da Educação e dos direitos dos professores. É autor de diversos projetos de lei que beneficiam o ensino público e seus servidores. Também acumula histórico de relatorias e projetos em outras áreas relevantes, como Cultura, Mobilidade Urbana e Direitos Humanos.” (CMFOR, 2016: Disponível em http://cmfor.virtuaserver.com.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2016)

Na eleição ocorrida no dia 7 de outubro de 2018, disputando dessa vez uma uma das cadeiras da ALECE – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no mesmo partido e com a mesmo número de legenda, recebeu 11.482 votos, ficando em uma das suplências da coligação.
No dia 20 de setembro de 2023, por meio da Portaria Pessoal do Ministério da Cultura nº 1.083, foi nomeado superintendente do Iphan – o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA. Perfil parlamentar. http://cmfor.virtuaserver.com.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2016.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. LIMA, Francisco Evaldo Ferreira. A História em Questão. Provas específicas de história da UFC de 1992 a 1999 respondidas e comentadas. Fortaleza: sem editora, 1999.
  4. LIMA, Francisco Evaldo Ferreira. A Balança Pensa: A Deusa Themis a Serviço do ‘Babaquara’. Origem histórica da Faculdade de Direito do Ceará. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/33479/1/2006_tcc_feflima.pdf. Acesso no dia 9 de outubro de 2023.
  5. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  6. WIKIPÉDIA. Estádio Presidente Vargas. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Presidente_Vargas_(Fortaleza). Acesso no dia 9 de outubro de 2023.

3 pensou em “Francisco Evaldo Ferreira Lima

  1. Pingback: Francisco Evaldo Ferreira Lima (Bibliografia) | História de Boa Viagem

  2. Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe um comentário