Escola de Ensino Fundamental Basílio Vieira Carneiro

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Basílio Vieira Carneiro está localizada no Belmonte, na margem do trecho carroçável da Rodovia Estadual CE-265, dentro do território do Distrito de Poço da Pedra, distante 41 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Basílio Vieira Carneiro, em 2020.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Basílio Vieira Carneiro existia a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Nos primeiros meses de 1944 a esposa do proprietário dessa localidade, a Srª Olívia de Sousa Carneiro, que já era comprometida com o ensino do catecismo, enviou representação ao Governo do Estado para que esse investisse na abertura de uma escola na região que atendesse aos filhos dos lavradores.
Nesse mesmo período, no dia 8 de março, essa petição foi endossada pelo Mons. Pedro Vitorino Dantas, que era inspetor escolar, algo que fortaleceu ao pedido e despertou para construção de uma pequena escola no governo do Prefeito Manoel Araújo Marinho.

“Manoel Araújo Marinho governou Boa Viagem de 25 de março de 1948 até o dia 25 de março de 1951. Realizou as seguintes obras: Construção do prédio dos Correios; Escola de 1º Grau Padre Antônio Correia de Sá; Praça Antônio de Queiroz Marinho; vários prédios escolares no Município; instalação de um motor para gerar luz elétrica em toda a cidade, cuja inauguração se deu no dia 6 de janeiro de 1949, em grande solenidade; primeiro calçamento, de pedra tosca, na Rua Agronomando Rangel; chafariz e outros.” (NASCIMENTO, 2002: p. 68)

Alguns anos mais tarde, mesmo com esses esforços, conforme registro existente no Plano de Governo para o Município de Boa Viagem entre os anos de 1963 e 1967, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, temos um pequeno relato das condições de oferta de instrução pública nessa localidade:

“Existe cinco prédios estaduais para escolas isoladas, sem funcionamento, dado precário estado de conservação no qual se encontram… Restauração e aparelhamento do Grupo Escolar Padre Antônio Correia de Sá, situado na sede do Município, bem como de mais cinco escolas isoladas, situadas nos povoados de Belmonte, Ipiranga, Santo Antônio, Guia e Boa Ventura, todas de propriedade do Estado, e que se encontram sem funcionar.” (COSTA, 1962: p. 4 – 5)

Depois disso, por volta de 1972, na gestão do Prefeito Osmar de Oliveira Fontes, essa pequena unidade escolar passou por uma reforma e ampliação de sua estrutura física.
Mais tarde, já em 1995, com a diminuição de sua clientela estudantil, na gestão do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira, essa unidade de ensino foi desativada e os seus poucos alunos transferidos para outras unidades de ensino.
No primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Polo Quatro.
Depois de ser desativada essa unidade de ensino foi invadida, sendo inicialmente uma casa de família e logo depois uma oficina de implementos agrícolas.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1944 – 1951

Profª. Olívia de Sousa Carneiro (Diretora Geral).

 A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Basílio Vieira Carneiro possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Dispensa: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 2
  2. Pátio coberto: 1
  3. Salas de aula: 2

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Basílio Vieira Carneiro é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).

Deixe uma resposta