Centro de Esportes José Assef Fares

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Centro de Esportes José Assef Fares está localizado na Rua Maria de Nazaré Bezerra, nº 213, esquina com a Rua Cisalpina da Cunha Lima, no Bairro Vila Holanda, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Centro de Esportes José Assef Fares em 2014.

Imagem do Centro de Esportes José Assef Fares, em 2014.

Esse equipamento público, de propriedade da Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria do Esporte e da Juventude.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

O Centro de Esportes José Assef Fares foi construído e teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei nº 1.206, de 13 de agosto de 2014.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Antes de receber a construção do Centro de Esportes José Assef Fares essa propriedade era um sítio pertencente ao Sr. Juraci Rocha Bezerra que, após ser negociado com a Prefeitura de Boa Viagem serviu, em 2004, como pista para uma das etapas do Campeonato Cearense de Motocross.

Imagem do local onde se encontra o Centro de Esportes, no local já funcionou uma pista de motocross.

Imagem do local onde se encontra o Centro de Esportes, no local já funcionou uma pista de motocross.

Algum tempo depois, logo após um serviço de terraplanagem, esse espaço passou a ser utilizado como campo de treino para o Boa Viagem Esporte Clube e os times da 1ª e 2ª Divisão do Campeonato Boa-viagense de Futebol Amador e do Copão.
Segundo as informações existentes no periódico “De Mão em Mão”, ano XVII, nº 166, edição de agosto/setembro de 2013, página 23, temos conhecimento da solenidade de inauguração desse importante equipamento esportivo:

“Foi inaugurado no dia 6 de setembro o Centro de Esportes, um dos maiores e mais bem equipados do interior do Estado. Na solenidade diversas autoridades Estaduais, regionais e do Município de Boa Viagem se fizeram presentes, dentre elas o Vice-governador Domingos Filho os Deputados Federais, Domingos Neto e Genecias Noronha, o Deputado Estadual Perboyre Diógenes, o Coordenador Estadual do PROARES Roberto Lima e o prefeito do Município de Pedra Branca, Pedro Paraibano. O Vice-governador Domingos Filho ressaltou a importância da obra e a parceria firmada junto ao Governo dom Estado.”

Na intenção de transformar esse bairro em um complexo esportivo, o Governo Municipal, juntamente com o BID, o Banco Internacional de Desenvolvimento, e o PROARES, o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará, construiu esse centro de esportes nas proximidades do Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, antes da construção desse equipamento o principal centro esportivo da cidade era o Ginásio Poliesportivo Dirceu José dos Santos.
Nessa obra, que foi executada pela empresa Eletrovil Projetos e Construções LTDA, foram investidos R$ 1.097.394,99 (um milhão, noventa e sete mil, trezentos e noventa e quatro reais e noventa e nove centavos), sendo R$ 329.220,00 (trezentos e vinte e nove mil e duzentos e vinte reais) por parte do Governo Municipal e o restante pelos demais envolvidos.
Mais tarde, no dia 6 de setembro de 2013, depois de alguns meses de espera, finalmente os moradores da cidade receberam esse importante equipamento, que valorizou o local e se tornou muito popular entre os mais jovens.

inauguracao-do-centro-de-esportes

Inauguração do Centro de Esportes, ocorrida no dia 6 de setembro de 2013.

Pouco tempo depois, no dia 4 de outubro de 2013, depois de sua inauguração, o centro de esportes recebeu uma partida amistosa entre o time do Boa Viagem Esporte Clube e do SUMOV Atlético Clube, uma das maires foças desse esporte no Brasil.
Nesse mesmo ano, o Centro de Esportes José Assef Fares tornou-se o palco de uma das etapas da Copa TV Verdes Mares de Futsal:

“A TV Verdes Mares abriu a sua grade para o futebol de salão e os resultados de audiência superaram o esperado. A primeira edição da Copa TV Verdes Mares de Futsal já é um sucesso e no sábado passado, 30, pela manhã, aquela estação mostrou ao vivo a vitória do time do Maranguape sobre os donos da casa, Horizonte, no ginásio Domingão, da cidade de Horizonte, por um 1 a 0, confronto que definiu o primeiro colocado do Zonal – Grupo A da edição 2013 da Copa TV Verdes Mares de Futsal. Tanto os maranguapenses quanto os horizontinos já haviam assegurado classificação para a fase decisiva da competição, que acontecerá em nossa Capital, no período de 17 a 21/12. E a festa do futsal proporcionada pela disputa da I Copa TV Verdes Mares segue nesta semana. Na quinta-feira, 5; sexta-feira, 6; e sábado, 7/12, na cidade de Boa Viagem, acontecerão os jogos do Zonal – Grupo C, composta pelos selecionados de Boa Viagem, Mombaça, Brejo Santo e Canindé. A competição, como estabelecido no regulamento, será aberta na 5ª feira; a segunda rodada rola na 6ª feira, e no sábado haverá o fechamento do Zonal de Boa Viagem , com o primeiro jogo, às 8 horas, tendo a transmissão da TV Verdes Mares.” (Copa TV Verdes Mares de Futsal. Disponível em www.futsalcearense.com.br. Acesso no dia 30 de setembro de 2016)

Nos primeiros dias de 2014, dentro de seu perímetro, percebendo que à comunidade passou a utilizar a sua pista de caminhada, o Governo Municipal instalou equipamentos para uma academia ao ar livre.

Imagem interna do Centro de Esportes José Assef Fares, em 2016.

Nesse mesmo ano o centro de esportes recebeu o nome do Sr. José Assef Fares como seu patrono, que foi um grande incentivador desse esporte na cidade de Boa Viagem.

AS MODALIDADES QUE PODEM SER PRATICADAS NO CENTRO DE ESPORTES:

O Centro de Esporte José Assef Fares possui vários espaços, que podem ser adaptados para utilização de diversas modalidades esportivas dentre elas destacamos as mais utilizadas:

  1. Basquetebol;
  2. Futebol de sete (campo gramado);
  3. Futsal;
  4. Handebol;
  5. Peteca;
  6. Salão de dança;
  7. Tênis (mesa, saibro e quadra);
  8. Pista de Bicicross;
  9. Pista de Cooper;
  10. Pista de Skate;
  11. Voleibol (quadra e areia).

A ESTRUTURA DO CENTRO DE ESPOTES:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, o Centro de Esportes José Assef Fares possui a seguinte estrutura:

  1. Arquibancada: Sim;
  2. Banheiros: 3;
  3. Cabines de rádio: 2;
  4. Depósito: 1;
  5. Sala de administração: 1;
  6. Pista de Skate: 1;
  7. Vestiário: 3;

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

As principais características do Centro de Esportes José Assef Fares são as seguintes:

  1. Alambrado: Sim;
  2. Área:
  3. Capacidade:
  4. Cobertura: Sim;
  5. Dimensões da quadra:
  6. Iluminação: Sim;
  7. Mandante: Boa Viagem Esporte Clube.

Imagem interna do Centro de Esportes José Assef Fares, em 2016.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com os responsáveis pelo Centro de Esportes José Assef Fares são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7001 (Gabinete da Prefeitura).
  • E-mail:
  1. sejuvbv@gmail.com