Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras é uma necrópole particular, classificada como rural, que está localizada em uma localidade que é denominada de Barra dos Moreiras, dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Cemitério dos Inocentes da Barra dos Camelos, em 2017.

Imagem do Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras, em 2017.

Um cemitério, ou necrópole, é um lugar onde são sepultados os cadáveres humanos, e na maioria dos casos também são lugares de prática religiosa.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa necrópole, até os dias de hoje, ainda não possui uma nomenclatura regulamentada pelo poder público.

A SUA HISTÓRIA:

Segundo registros da tradição oral, por volta de 1851, nesse local, havia uma frondosa árvore que costumava servir de sombra para quem passava por esse caminho até que, certo dia, um grupo de tangerinos sentou para descansar esperando o gado que mansamente pastava, quando um deles inesperadamente faleceu de um mal súbito.
Depois desse susto, distantes de suas casas, os seus companheiros resolveram dar-lhe sepultura nesse local, fincando uma cruz de aroeira com as iniciais do seu nome e a data de seu falecimento.
Mais tarde, aos poucos, antes da construção do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, às mulheres que davam à luz em suas próprias casas, ao perderem os seus infantes, tornaram esse local, que era dentro da propriedade do casal Francisco Moreira de Oliveira e Amélia Moreira de Oliveira, em uma pequena necrópole.
Nessa época, era comum existir em uma localidade um pequeno espaço para o sepultamento dos bebês, que a crendice popular costuma chamar de “anjos”.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

As principais características do Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras, no Distrito de Ipiranga, são as seguintes:

Administração: Particular.
Altitude: 442m.
Área:
Contato:
Coordenadas: (S) 05º 15′ 39,6″ (W) 039º 54′ 50,8″.
Propriedade:
Tipo: Particular.

Uma ideia sobre “Cemitério dos Inocentes da Barra dos Moreiras

  1. Pingback: OS CEMITÉRIOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta