Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 tem como sede de funcionamento a A:.R:.L:.S:. Cavaleiros do Amor nº 79, que está localizada na Rua Alfredo de Sousa Terceiro, nº 651, esquina com a Rua Maria Carmelina Sampaio Queiroz, no Centro da cidade  de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Loja Cavaleiros do Amor nº 79, em 2015.

Imagem da Loja Maçônica Cavaleiros do Amor nº 79, em 2015.

Essa agremiação maçônica, que é destinada para juventude, está filiada a SCODRFB, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para República Federativa do Brasil.

OS SÍMBOLOS DA ORDEM DEMOLAY:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança. Um símbolo é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Ordem DeMolay, que está espalhada por todo o mundo, possui três símbolos que a identificam, sendo elas:

1º. A BANDEIRA:

A bandeira da Ordem DeMolay foi criada pelo seu fundador, Frank Sherman Land, um cristão de confissão protestante pertencente à Igreja Congregacional dos Estados Unidos.

Bandeira DeMolay

Bandeira da Ordem DeMolay.

A bandeira da Ordem DeMolay possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:

  • O Campo Branco: Simboliza a pureza e a limpeza dos pensamentos, palavras e ações de um jovem. Ela lembra ao DeMolay das palavras do salmista que escreveu, “Crie em mim um coração limpo, oh Deus”.
  • As Três Listras Divergentes Vermelhas que Trespassam o Campo Branco: Representam as colunas básicas e a fundação da Ordem DeMolay. Esses são: O amor a Deus, o amor à família e o amor ao país. Elas divergem através do branco para simbolizar que essas colunas devem se espalhar durante a vida do indivíduo. As listras convergem num campo vermelho o qual tem a forma de um quadrado oblongo, ou retângulo, o que simboliza a união do DeMolay com a Maçonaria.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Ordem DeMolay foi criado também pelo seu fundador, Frank Sherman Land.

Brasão DeMolay

Brasão da Ordem DeMolay.

O brasão da Ordem DeMolay possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:

  • A Coroa: Simboliza a coroa da Juventude, que lembra as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. É um simbolo de realeza e poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como Cardeais, que só serão obtidas com o tempo e a experiência de vida.
  • O Elmo: É emblemático da nobreza, e sem o qual não haveria o caráter.
  • As Espadas Cruzadas: Denotam justiça, força e cortesia. Elas simbolizam a incessante guerra do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.
  • A Lua Crescente: É um sinal de segredo e serve para relembrar os DeMolay do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo.
  • As Estrelas: Situam-se em torno da Lua Crescente, são simbólicas da esperança e sempre nos lembra das obrigações que um irmão da Ordem tem para com o outro.
  • A Cruz Branca de Cinco Braços: Simboliza a pureza de intenções e o lema da Ordem: “Nenhum DeMolay fracassa como cidadão, como um líder ou como um homem”.
  • Os Rubis: São dez no total, simboliza o fundador da Ordem, Frank Sherman Land, e os nome DeMolays originais.

3º. O HINO:

O hino da Ordem DeMolay é uma composição de Fábio Batista de Lara, o Chevalier do Capítulo Eugênio Mancuello nº 364, oriente de Guarapuava, no Estado do Paraná.

Hino da Ordem DeMolay.

Hino da Ordem DeMolay.

OS SÍMBOLOS DO CAPITULO PRÍNCIPE DO AMOR Nº 899:

Além dos símbolos anteriores, que são mundiais, o Capítulo Príncipe do Amor nº 899 possui mais dois que o identificam:

1º. O BRASÃO DO CAPÍTULO:

O brasão utilizado pelo Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 foi criado em 2015 pelo M:.M:. Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Brasão utilizado

Brasão utilizado pelo Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899.

O brasão do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:

  • O Escudo: Seguindo um formato português ele possui a borda vermelha, representando o sangue daqueles que se dedicaram a cuidar da juventude, trazendo dentro de si vários elementos que possuem um simbolismo com a história do Município de Boa Viagem e da Maçonaria.
  • A Cruz Heráldica: Os elementos do escudo estão divididos por uma cruz branca, que simboliza a pureza, representando o amor sacrificial de Jesus Cristo pela humanidade, o modelo de perfeição humana.
  • As Palavras em Latim: Localizadas no ângulo superior direito elas significam: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, lema da Revolução Francesa e ideal maçônico.
  • A Coroa da Juventude: Localizada no ângulo inferior direito, representa as virtudes cardeais de um DeMolay.
  • O Casal em Fuga: Localizada na ângulo superior esquerdo, representa o Município de Boa Viagem, fazendo referência ao Alferes Antônio Domingues Álvares e a sua esposa, Agostinha Sanches de Carvalho.
  • O Brasão da Loja Cavaleiros do Amor nº 79: Localizada no ângulo inferior esquerdo faz a identificação da loja maçônica que é mantenedora desse capítulo.
  • Os Ramos de Louro: Símbolo da vitória no mundo antigo, representa o objetivo de todos os capítulos dessa Ordem, a construção diária de um ser humano melhor para sociedade.
  • O Bastão: Colocado na parte superior do brasão, indica uma das funções dessa agremiação, o amparo da juventude.

2. O ESTANDARTE DO CAPÍTULO:

O estandarte utilizado pelo Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 foi criado em 2015 pelo M:. M:. Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

estandarte do Carítulo

Estandarte do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899.

O estandarte do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 possui um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores dessa agremiação, são eles:

  • No estandarte, além do brasão, estão gravadas as datas que são importantes para este capítulo e faz referência à potencia maçônica a qual está ligado.

A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DESTE CAPÍTULO:

Essa agremiação, que é destinada a jovens do sexo masculino, sempre teve a sua implantação desejada na cidade de Boa Viagem pelos maçons da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Amor nº 79 até que, no dia 26 de junho de 2015, contando com o apoio da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, o Venerável Mestre Francisco de Assis Lima assinou o termo de adesão ao seu projeto de implantação.

“A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde a sua origem mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que ‘educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto’. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam não é uma instituição maçônica juvenil, mas, unificada e dirigida por maçons.” (S.N.T)

Passando alguns dias, alguns jovens, dentro do perfil da maçonaria, foram convidados a participar de seu quadro de sócios.
Depois desse convite, foram realizadas diversas reuniões com o intuito de mostrar o que é um Capitulo DeMolay, essas reuniões, muitas delas como os pais dos garotos, foram cuidadosamente dirigidas por DeMolays e conselheiros da Loja Maçônica Benjamin Constant nº 25, da cidade de Mombaça; e da Loja Maçônica Deus e Caridade nº 9, da cidade de Senador Pompeu.
Pouco tempo depois da definição de seus futuros sócios, esses jovens passaram a sofrer forte pressão de pessoas ligadas à liderança da Paróquia de Nossa Srª da Boa Viagem, demonstrando forte aversão às ideias maçônicas de liberdade, igualdade e fraternidade, fato que levou a desistência de alguns garotos.
Essa intolerância chegou ao ponto de propagarem boatos na cidade que esses jovens não participariam da cerimônia de primeira comunhão, na qual muitos receberiam o primeiro sacramento.
Esses boatos deixaram muitos pais preocupados, pois temiam que os seus filhos fossem excluídos da solenidade e rompessem com uma tradição religiosa de família.

Imagem da reunião de iniciação, em 2015.

Imagem de uma reunião de iniciação, em 2015.

Sem desanimar frente aos desafios, em uma solenidade que ficou gravada na memória desses quatorze jovens, na manhã do dia 7 de novembro de 2015, enfrentando a forte onda de preconceito e contando com a valiosa presença dos DeMolays dos capítulos das cidades vizinhas, o Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 recebeu a sua carta constitutiva provisória.
Ainda nessa belíssima solenidade, as funções do capítulo foram divididas da seguinte forma:

  1. Antonio Montanaro Mendes Alves (Mestre Conselheiro);
  2. Carlos Henrique Marques Martins Queiroz (Orador);
  3. Erick Aguiar Abreu (Segundo Mordomo);
  4. Evandro Gomes Facundo Filho (Primeiro Conselheiro);
  5. João Luís Oliveira Guerreiro (Tesoureiro);
  6. Luan Guilherme Noronha da Luz (Hospitaleiro);
  7. Marcelo Mendes de Oliveira (Sentinela);
  8. Mathias da Silva Santos (Segundo Diácono);
  9. Pedro Lucas de Queiroz Teodoro Albuquerque (Primeiro Diácono);
  10. Pedro Lucas Pereira de Albuquerque (Primeiro Mordomo);
  11. Pedro Henrique Magalhães Botelho (Capelão);
  12. Talyson Uchôa Maciel (Escrivão);
  13. Yure Nickson do Nascimento de Araújo (Segundo Conselheiro);
  14. Vitor Hugo de Souza Filho (Mestre de Cerimônia).

No dia 25 de abril de 2016, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 1.286, o Município de Boa Viagem instituiu em seu calendário de comemorações o dia 18 de março como o dia do DeMolay.

O CONSELHO CONSULTIVO:

O primeiros conselho consultivo do Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899 foi indicado pelos maçons regulares da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Cavaleiros do amor nº 79, sendo eles:

  1. M:.M:. Eliel Rafael da Silva Júnior (Presidente);
  2. M:.M:. José Carlos Queiroz (Consultor);
  3. M:.M:. Luís de Oliveira Guerreiro (Consultor).

O CONTATO:

Os canais de comunicação com o Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899, que é mantido pela Loja Maçônica Cavaleiros do Amor nº 79, são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1116;
  2. 88.3427-1080.
  • E-mail:
  1. cap.principedoamor899@gmail.com

2 ideias sobre “Capítulo DeMolay Príncipe do Amor nº 899

  1. Pingback: Loja Maçônica Cavaleiros do Amor | História de Boa Viagem

  2. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta