Capela de São João Batista – São Jorge

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São João Batista, em São Jorge, está localizada os limites geográficos do Distrito de Águas Belas, ficando a ??? quilômetros distante do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa localidade, que está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costuma celebrar às festividades de seu padroeiro, seguindo o calendário litúrgico, no dia 29 de junho.

“João Batista foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judeia, teve muitos seguidores e pregava aos judeus, dizendo que deveriam exercer a virtude e a retidão e usava o batismo como símbolo de purificação da alma em seu movimento messiânico.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

Em um passado bem recente, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, surgindo dentro de pouco tempo, no dia 22 de maio de 1977, o seu conselho religioso, época em que eram assistidos pela Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da cidade de Madalena.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1990, reunindo às qualidades necessárias, os limites dos territórios das paróquias existentes nessa região foram reformulados para criação da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, a quem esse território passou a pertencer.
No dia 20 de setembro de 2003, depois de muitos anos de regularidade dessas atividades, sendo despertado pelo Pe. José Adauberto de Lima, surgiu no coração de seus frequentadores a necessidade de um espaço adequado para essas celebrações, que foram incentivados depois da doação de uma propriedade feita por Antônia Maria da Silva.
Depois disso, no dia 18 de janeiro de 2004, essa capela recebeu a sua bênção em uma missa presidida pelo Pe. Francisco Wilson Ferreira da Silva.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Júlio Alves de Sales;
  2. Francisco Chagas Sales;
  3. Francisco Messias Souza;
  4. Francisco Geraldo Firmino Cunha.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de São João Batista possui a seguinte estrutura:

  1. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São João Batista, em São Jorge, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São João Batista, em São Jorge, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

Deixe uma resposta