Capela de São Francisco de Assis – Camará dos Timóteos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São Francisco de Assis, do Camará dos Timóteos, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari, distante 58 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de São Francisco de Assis, em 2015.

Essa localidade, que está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costuma celebrar às festividades de seu padroeiro, seguindo o calendário litúrgico, no dia 4 de outubro.

“Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, em 1181 ou 1182 e falecido no dia 3 de outubro de 1226, foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. No dia 17 de setembro de 1224 aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado. No encontro místico ao ouvir de Cristo as palavras: ‘Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas’. Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando as riquezas.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, já por volta de 1972, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, período em que era assistida ocasionalmente pelos religiosos disponíveis na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da cidade de Madalena.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1990, reunindo às qualidades necessárias, os limites dos territórios das paróquias existentes nessa região foram reformulados para criação da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, a quem esse território passou a pertencer.
Nos primeiros meses do ano seguinte, por conta de uma promessa feita por José Alves de Sousa, essa capela foi edificada, conforme informações colhidas na localidade:

“Em 1990, por conta de um incêndio produzido nas brocas do Sr. Osmar Alves de Sousa, irmão de José Alves de Sousa, esse incêndio saiu do controle e se estendeu por várias propriedades da localidade. Diante desse fato, vendo que o incêndio iria atingir sua propriedade e destruir a forragem de seu gado, o Sr. José Alves de Sousa fez uma promessa pedindo livramento e que se fosse atendido iria construir uma capela na localidade. Ocorrendo o livramento, no ano seguinte colocou em ação o seu plano, recebendo ajuda de moradores da localidade, concluindo essa obra no dia 18 de julho de 1991.”

Poucos dias depois do término de sua construção, já no mês de setembro, tendo capacidade para comportar 100 pessoas confortavelmente sentadas, essa capela recebeu a sua bênção pelas mãos do Pe. Ricardo Lee Cornwall.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Antônia Alves.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de São Francisco de Assis possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São Francisco de Assis, no Camará dos Timóteos, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São Francisco de Assis, no Camará dos Timóteos, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

Deixe uma resposta