Capela de Santo Expedito

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Santo Expedito está localizada em Areia dos Lessas, distante 15 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de Santo Expedito, em 2020.

Esta comunidade está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Quixadá, e seguindo o calendário litúrgico da igreja romana costuma comemorar às festividades do seu padroeiro no dia 19 de abril.

“Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes.”

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Nos primeiros meses de 2009, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, essa capela saiu do domínio administrativo e eclesiástico da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, que teve o seu território diminuído.
Mais tarde, nos últimos meses de 2018, no paroquiato do Pe. Thomas James Thacheril, diante do desgaste do tempo, essa capela passou por uma grande reforma em sua estrutura, recebendo melhorias em seu telhado.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Esse humilde povoado não possui condições para manter um padre residente, mas conta com o trabalho voluntário de alguns dirigentes, sendo eles:

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Santo Expedito possui a seguinte estrutura:

  1. Sacristia: 1
  2. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Santo Expedito, na localidade de Areia dos Lessas, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. 4ª Sexta-Feira do mês ⇒ 19h.
  • CELEBRAÇÕES DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Santo Expedito, na localidade de Areia dos Lessas, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-2676 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Areia dos Lessas. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/areia-dos-lessas/. Acesso no dia 6 de abril de 2020.

Deixe uma resposta