Capela de Nossa Senhora de Fátima – Curupati

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, do Curupati, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Boa Viagem, distante 18 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa comunidade, anualmente, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades de sua padroeira no dia 13 de maio, estando sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá.

“Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores ou nas instalações da Escola de Ensino Fundamental Antônio Martins Maciel.
Mais tarde, por iniciativa da dirigente da comunidade, Maria Vanderlir Maciel de Alencar, houve um despertamento da comunidade no intuito de arrecadar fundos e construir uma capela, que recebeu a sua bênção no dia 27 de junho de 2005 pelo Mons. Luiz Orlando de Lima.

“A comunidade se reuniu para fazer os festejos durante três noites, havendo quermesses e barracas com comidas tipicas com objetivo de investir em benefícios para igreja. A igreja tem uma estrutura simples com uma porta principal e algumas nas laterais, tem iluminação, duas fileiras de bancos, um altar com pedra de mármore, uma sacristia e é pintada de branco.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA. 2007: p. 120)

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas conta com o trabalho voluntário de uma dirigente, sendo ela:

  1. Maria Vanderlir Maciel de Alencar.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora de Fátima possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Curupati, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Curupati, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1597 (Casa Paroquial);
  2. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Curupati. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/curupati/. Acesso no dia 6 de março de 2020.

Deixe uma resposta