Antônio Fernandes Silva e Sousa

Antônio Fernandes Silva e Sousa nasceu no dia 11 de abril de 1939 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Raimundo de Sousa e de Ernestina Silva e Sousa.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel Raimundo de Sousa e Francisca Marcelina de Sousa, já os maternos eram João Raimundo da Silva e Maria Raimunda de Jesus.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira em uma localidade denominada de Floresta, nas proximidades da cidade de Boa Viagem, onde passou os primeiros anos de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Pouco tempo depois, buscando melhorias para sua família, os seus pais decidiram migrar para uma localidade nas proximidades da vila de Madalena, que na época pertencia ao Município de Quixeramobim.
Mais tarde, chegando na idade que tinha de fraquentar os bancos escolares, passou a residir na vila de Madalena na residência de um casal que era amigo de seus pais, onde permaneceu durante algum tempo.
Nos primeiros anos da década de 1960, em 17 de março de 1962, depois de muitos esforços em favor de seu aprendizado, prestou exames e conseguiu a sua primeira habilitação, trabalhando inicialmente como motorista de seu pai e logo depois, em 1964, passou a trabalhar por conta própria.

“Fernando Bananal, assim conhecido mui respeitosamente, tinha o maior prazer e alegria de ser caminhoneiro. Transportava vários tipos de carga por todo o Ceará e, por muitas vezes, em outros Estados, como: Piauí, Maranhão, Goiás. Mas a grande condução por ele realizada foi de gado para corte, de Boa Viagem e outras cidades vizinhas, com destino ao FRIFOR – Frigorífico Industrial de Fortaleza, na capital cearense.” (MARINHO, 2014: p. 49)

No dia 16 de junho de 1966, segundo informações existentes no livro B-20, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 4.314, folha 1, contraiu matrimônio com Deusimar Lemos de Sousa, nascida no dia 5 de setembro de 1944, sendo filha de Francisco Tibúrcio de Lemos e de Francisca Marcelina de Sousa.

Imagem de Antônio Fernandes e de sua família.

Desse matrimônio foram gerados três filhos, dois homens e uma mulher, sendo eles: Vera Márcia Lemos de Sousa, Laírcio Márcio Lemos e Sousa e Antônio Fernandes Silva e Sousa Júnior.
Durante muitos residiu com a sua família em uma casa existente na Rua Antônio Domingues Álvares, s/nº, Centro, estabelecendo-se alguns anos mais tarde no pavimento superior de sua loja de peças, que está localizada na Rua José Rangel de Araújo, nº 66, Centro.

“Em 1986, instalou uma grande casa de peças com o registro de Fernando Auto Peças, empresa essa que na direção de seu filho, Fernandes Júnior, se multiplicou com muito sucesso.” (MARINHO, 2014: p. 50)

Segundo informações existentes no livro B-07, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 5.786, folha 180, faleceu em sua residência no dia 22 de fevereiro de 2011, prestes a completar 72 anos de idade.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.094, de 28 de março de 2011, uma das ruas do Bairro Várzea do Canto, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Antônio Fernandes Silva e Sousa

  1. Pingback: Rua Antônio Fernandes Silva e Sousa | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  4. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta