Antônio Egídio Serafim Dias

Antônio Egídio Serafim Dias.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 1982, compondo os quadros políticos do PMDB, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, pleiteou ingressar na vida pública do Município de Boa Viagem por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, quando conseguiu receber a confiança de apenas 180 votos, ficando na primeira suplência de seu partido.
Nessa disputa eleitoral o voto era vinculado, quando o eleitor tinha de alinhar a sua escolha entre os poderes Executivo e Legislativo sob a pena de ter o seu voto anulado: 

“Em 15 de novembro de 1982 o eleitorado brasileiro foi chamado a eleger os governadores que administrariam os seus Estados pelo interregno temporal de quatro anos, a contar de 15 de março de 1983, num pleito que envolveu cerca de 70 milhões de eleitores sendo a primeira eleição direta para governador de Estado desde os anos 1960. Neste pleito valeu o ‘voto vinculado’: o eleitor teria que escolher candidatos de um mesmo partido para todos os cargos em disputa, sob pena de anular o seu voto.” (S.N.T)

Algum tempo depois, no dia 23 de março de 1984, assumiu a cadeira deixada pelo Vereador João Martins de Lima, que solicitou uma licença de 120 dias para tratamento médico. Mais tarde, no dia 20 de fevereiro de 1987, reassumiu a cadeira do mesmo vereador, que tirou mais 120 dias para tratamento médico.
No dia 8 de maio de 1987, percebendo o grande número de pessoas afetadas pela seca, solicitou da mesa diretora da Câmara Municipal o encaminhamento de um telegrama ao Governo do Estado solicitando o aumento do número de postos de trabalho nas frentes de serviço.
Na eleição Municipal seguinte, ocorrida no dia 15 de novembro de 1988, dessa vez compondo os quadros políticos do PT, o Partido dos Trabalhadores, legenda nº 13.630, conseguiu receber a confiança de apenas 125 eleitores, não conseguindo ser eleito.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

2 ideias sobre “Antônio Egídio Serafim Dias

  1. Pingback: Administração de 1983 – 1988 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: João Martins de Lima | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta