Alonso Abreu Lima

Alonso Abreu Lima nasceu em 1926 no Município de Independência, que está localizado no Sertão de Crateús, distante 311 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo o terceiro filho de Sebastiana Abreu Lima.
Nos primeiros anos de sua vida, juntamente com os seus familiares, passou a residir na cidade de Boa Viagem, onde conseguiu construir sólidas amizades por conta de sua deficiência física.
Nessa época, mesmo sofrendo com algumas limitações de coordenação motora, costumava fazer pequenos mandatos para os seus irmãos ou para quem contratasse os seus serviços.
Nos últimos meses de 1950, assistiu o inicio da projeção política de João Abreu Lima, um de seus irmão que buscavam conseguir uma das cadeiras na Câmara Municipal de Vereadores.

“Alguns anos depois, na eleição municipal ocorrida no dia 3 de outubro de 1950, desejando entrar na vida pública do Município de Boa Viagem por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos do PSP, o Partido Social Progressista, conseguiu ser eleito depois de receber a confiança de 184 eleitores, ficando entre os nove vereadores de maior votação desse pleito.” (SILVA JÚNIOR, 2015: João Abreu Lima. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/joao-abreu-de-lima/. Acesso no dia 4 de janeiro de 2017)

No pleito eleitoral seguinte, que aconteceu no dia 3 de outubro de 1954, foi a vez de assistir a ascensão política de outro irmão, Antônio Tupinambá de Araújo, que também conseguiu êxito nas urnas.

“Depois dessa legislatura, no pleito eleitoral ocorrido no dia 3 de outubro de 1954, sabendo da insatisfação de seu irmão em permanecer na vida pública, foi indicado como seu sucessor a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Antônio Tupinambá de Araújo. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/antonio-tupinamba-de-araujo/. Acesso no dia 4 de janeiro de 2017)

No dia 21 de novembro de 1983, juntamente com os seus familiares, partilhou a notícia da perda de seu irmão mais velho, João Abreu Lima, que faleceu na cidade de Fortaleza aos 72 anos de idade.

Imagem de Alonso Abreu Lima.

Faleceu em 2000, na cidade de Fortaleza, aos 74 anos de idade.
Logo após a sua morte, depois das homenagens fúnebres que são de costume, o seu esquife foi sepultado por seus amigos e familiares no Cemitério Parque da Paz, que está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 4.454, no Bairro Passaré, na cidade de Fortaleza.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Vila Holanda, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

3 ideias sobre “Alonso Abreu Lima

  1. Pingback: Rua Alonso Abreu Lima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Antônio Tupinambá de Araújo | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta