Agostinho Teixeira Pinto

agostinho-teixeira-pintoAgostinho Teixeira Pinto nasceu no dia 4 de outubro de 1929 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Cirilo Teixeira Pinto e de Maria Anália de Sousa.
Os seus avós paternos se chamavam Agostinho Teixeira Pinto e Ana Tereza de Jesus, já os maternos eram.
No dia 13 de dezembro de 1948, segundo informações existentes no livro B-12, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 139, página 45v, na Capela de São José, na vila de Águas Belas, diante do Pe. Francisco Clineu Ferreira, contraiu matrimônio religioso com Joana da Silva Pinto, que era nascida no dia 19 de junho de 1925, sendo filha de Francisco Pereira da Silva e de Isabel Francisca de Jesus.
Desse relacionamento conjugal foram gerados treze filhos, mas sobreviveram apenas dez, oito mulheres e dois homens, sendo eles: Maria Teixeira Pinto, Maria Mocinha Teixeira Pinto Batista, Rita Teixeira Pinto, Isabel Teixeira Pinto, Terezinha Teixeira Pinto, Sebastião Teixeira Pinto, Maria Augusta Teixeira Pinto, Maria Idelzuite Teixeira Pinto, Marluce Teixeira Pinto e Francisco Rogério Teixeira Pinto.
Depois de casado permaneceu morando na localidade rural de São Jorge, dentro dos limites geográficos do Distrito de Guia, até que, com a estiagem que ocorreu em 1958, passou a residir com a sua família na cidade de Boa Viagem na Rua Padre Pedro Vitorino Dantas, nº 23, Centro.
Era pedreiro e anualmente, com muita coragem, realizava os reparos e a pintura externa da torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, espetáculo que causava espanto aos transeuntes.
De acordo com as informações existentes no livro C-06, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 4.494, folha 157, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 75 anos de idade, no dia 11 de janeiro de 2005.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi conduzido por seus familiares ao Cemitério de São José, que está localizado na vila de Águas Belas, local onde está sepultado alguns de seus familiares.

Imagem do túmulo de Agostinho Teixeira Pinto, em 2015.

Imagem do túmulo de Agostinho Teixeira Pinto, em 2015.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.