Açude Público São José I

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Público São José é uma represa existente na localidade que é denominada de Xique-Xique, dentro dos limites geográficos no Distrito de Domingos da Costa, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Vista aérea do Açude São José.

Imagem aérea do Açude São José, em 2011.

Uma barragem, que também recebe o nome de açude ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa importante represa, que foi construída na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Por conta da grave seca que ocorreu nos primeiros ano da década de 1980, atendendo a solicitação daquela comunidade, o Prefeito José Vieira Filho investiu recursos do Governo Municipal no estudo da viabilidade técnica da construção de um barragem naquela região.

Imagem desse açude em 2019.

Pouco tempo depois, por volta de 1987, após o encerramento do estudo e da confecção do projeto, as obras de construção da barragem do Açude Público São José tiveram início, empregando aproximadamente 100 pessoas da localidade, assunto que foi comentado no livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender”:

“Começou a ser construído em junho de 1987, ano de escassez, e foi concluído em fevereiro de 1988, na administração de José Vieira Filho, com apoio da até então Deputada Federal Profª. Maria Dias Cavalcante Vieira.” (CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 119)

Essa represa, foi construída com recursos do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Recursos Hídricos e a Superintendência de Obras Hidráulicas, SRH/SOHIDRA, em parceria com a Prefeitura de Boa Viagem.

“Os rios que desaguam nesse açude são: o Rio Tapera, Rio Santa Rita e Riacho Canguçu, nascente em Sítio Novo, no Município de Pedra Branca, e o Riacho da Onça e o Riacho Moleques…. É importante para comunidade, porque todos têm água encanada em suas casas e atende a três comunidades: São José, Xique-Xique e Santa Maria.” (CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 119)

Em nossos dias essa represa é monitorada pela COGERH, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e abastece várias comunidades rurais.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 1987;
  2. 1994;
  3. 2004
  4. 2009;
  5. 2011;
  6. 2018;
  7. 2019.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 2013-2015.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO:
Administração: Governo do Estado.
Coordenadas: 433.359 (E) 9.425.744 (N).
Município: Boa Viagem.
Distrito: Domingos da Costa.
Localidade: Xique-Xique.
Sistema: Banabuiú.
Rio: Tapera/Canguçu/Onça/Moleques

HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica: 183,0 m²
Capacidade: 7.670.000 m³

BARRAGEM:
Tipo: Terra Homogênea
Comprimento do Coroamento: 230,0 m
Largura do Coroamento: 4,0 m
Altura Máxima: 11,0 m
Cota: 105,0 m

SANGRADOURO:
Tipo: Perfil Creager
Cota: 100,0 m
Largura: 108,0 m

TOMADA D’ÁGUA:
Tipo: Sifão
Comprimento:
Diâmetro: 0,15