Açude Público Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Público Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida é uma pequena represa que foi construída para abastecer à Vila do Poço da Pedra, no Distrito do Poço da Pedra, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da parede e do sangradouro do açude, em 2018.

Uma barragem, que também recebe o nome de açude ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa represa nunca recebeu uma nomenclatura oficial do Governo Municipal, sendo que esse vocativo foi utilizado por conta de seu primeiro proprietário.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

No últimos anos da década de 1970 um dos moradores desse povoado, o Sr. Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida, manifestou o desejo de construir uma pequena represa dentro de sua propriedade rural, fato que apenas se tornou possível na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, que garantiu o investimento de parte dos recursos para sua edificação.

Imagem da bacia hidráulica do açude, em 2018.

Pouco tempo depois de sua construção, por conta das pesadas chuvas que ocorreram na quadra invernosa de 1982 e causaram uma grande enchente nos riachos existentes em sua bacia hidrográfica, a sua barragem arrombou.
Alguns anos depois, já na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, em uma parceria firmada entre o Governo Municipal e o DNOCS, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, uma nova barragem para contenção das águas foi construída a 200 metros da primeira parede, o que aumentou a capacidade hídrica do açude, sendo concluída e inaugurada nos últimos meses de 1987.
Depois de sua construção a parede dessa represa passou por algumas melhorias, dentre elas a edificação de uma passagem molhada, que dá acesso a Rua Pedro Soares de Almeida, a principal rua da Vila de Poço da Pedra.

Imagem da estação de tratamento d’água do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto da vila, em 2019.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 2013;
  2. 2018;
  3. 2019.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. Sem dados concretos.

Imagem da passagem molhada sobre o sangradouro do açude, em 2019.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO:
Administração: Governo Municipal.
Coordenadas: 04º51’16.5” (S) 039º44’44.61” (W)
Município: Boa Viagem.
Distrito: Poço da Pedra.
Localidade: Poço da Pedra.
Sistema: Banabuiú.
Rio: Riacho Caiçara.

HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:

BARRAGEM:
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:

SANGRADOURO:
Cota:
Largura: 5.60X34 mts.

TOMADA D’ÁGUA:
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

3 ideias sobre “Açude Público Manoel Vilemar Epifâneo de Almeida

  1. Pingback: OS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Poço da Pedra | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Pedro Soares de Almeida | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta